Encontrar um determinado problema no carro ou em qualquer outro veículo nem sempre é uma tarefa fácil. Por mais que o veículo seja levado para um mecânico ou uma assistência que seja qualificada, são diversas variáveis que podem acabar influenciando na hora de entender o que pode estar acontecendo de errado em um carro.

Volvo anuncia abertura de 2º turno de trabalho em fábrica no PR

Mas pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, querem facilitar o trabalho dos mecânicos, e também a vida dos donos de carro. A instituição anunciou que seus pesquisadores estão trabalhando em um aplicativo que terá, como principal finalidade, apresentar um diagnóstico completo de um carro, ajudando a encontrar os problemas.

O mais interessante é a forma como este diagnóstico será realizado. A ideia é fazer com que o sistema consiga analisar os sons que estão sendo emitidos pelo veículo para saber o que pode estar dando de errado com o carro.

A equipe que está trabalhando diretamente neste projeto afirmou recentemente em uma revista cientifica que a análise é possível combinando as mais variadas ferramentas disponíveis em smartphones comuns e um algoritmo de inteligência artificial. Segundo os criadores, os aparelhos telefônicos mais modernos são tão sensíveis que será possível fazer um bom trabalho de detecção sem precisar recorrer a equipamentos profissionais.

MIT está desenvolvendo app que identifica problemas no carro através da análise de sons

“Cada técnica funciona de forma diferente, mas, no geral, nós coletamos dados de sensores sonoros ou de movimento e ensinamos a algoritmos de inteligência artificial como são os dados característicos de um problema. Nosso software aprende essas ‘impressões digitais’ e pode detectar o tipo de falha que um veículo tem ao compará-las com dados históricos”, explica Joshua Siegel, um dos autores da pesquisa mais recente, que usou o sistema para verificar a condição de filtros de ar.

Os pesquisadores afirmaram também que diversos testes já estão sendo feitos com alguns protótipos desenvolvidos, sendo que problemas na ignição do veículo foram encontrados com 99% de precisão e nenhum falso positivo. Já para o desbalanceamento nas rodas, houve mais de 90% de precisão nos testes.

Ainda não existe previsão de lançamento comercial do aplicativo.