Mitsuoka Orochi é um carro japonês, cujo projeto é desenvolvido e fabricado pela montadora Mitsuoka Motors, como um carro-conceito a partir do ano 2001, com atualizações e reestilizações no design, nos anos de 2003 e 2005, antes de finalmente entrar na linha de produção e ser posto à venda na segunda metade de 2006, como um modelo ano 2007, sendo limitada em apenas 400 unidades, sendo conduzida até o ano de 2010. O nome do carro vem do dragão mítico do folclore japonês, Yamata no Orochi, de 8 cabeças.

Os modelos Orochi foram revelados ao público no Tokyo Motor Show de 2001, como um carro-conceito baseado na plataforma Honda NSX. A empresa revelou uma nova versão conversível no mesmo evento, Tokyo Motor Show, no ano de 2005, sob o nome de Orochi Nude Top.

Mitsuoka Orochi

A empresa Mitsuoka declara sobre a linha Orochi: “esse é o carro que se deve ter para atrair a atenção de todos.” E define o modelo como “um carro super fashion”.

Os modelos Mitsuoka Orochi é uma mistura de motorização média, com um visual muito louco, que fez sua estreia no Tokyo Auto Show, do ano de 2003. São duas as opções de motor disponíveis: um 3.3 litros, V6, com 233 cv de potência, e um 3.5 litros, V6 turbo, ambos com tecnologia Toyota automáticos, de 5 marchas.

Totalmente revestido por couro em seu interior, além de ser dotado de airbags, há três diferentes segmentos no carro da marca Mitsuoka: Orochi Kabuto, Orochi Zero, Orochi Gold Premium.

Mitsuoka Orochi Concept

Na China é revendido por US$ 317.000,00 – cerca de R$ 729.100,00. Inclusive, neste país oriental, os carros são culturalmente utilizados para atrair compradores para casas chiques.

Esse modelo chegou na China no ano de 2012 – a marca japonesa tem revendas em Beijing, Shanghai e Guangzhiou. Como exemplo recente, um lançamento imobiliário na metrópole de Zigong, na província de Sichuan, utilizou um belo modelo Mitsuoka Orochi preto, sempre acompanhado por uma linda mulher.  Os carros também são utilzados para promover festivais de karaokê ou de lojas de bebidas.

Mitsuoka Orochi Car

 A linha Mitsuoka Orochi tem sido avaliado bem negativamente por comentaristas norte-americanos, que chegaram a colocar nesses automóveis o nada louvável título de “o carro mais feio do mundo”. Em sites famosos como o Jalopnik, os modelos Orochi vem sendo profundamente criticado, com muito humor, por sua aparência e design. Entretanto, essa visão negativa não é universal, havendo quem considere qualidades nesses modelos, ou até mesmo goste desses carros japoneses.