A Mobileye anunciou nesta semana a assinatura de um contrato que pretende fornecer uma solução para a inclusão de direção autônoma para mais de 8 milhões de carros. Esta tecnologia será fornecida para montadora europeia, mas que ainda não teve o seu nome revelado.

Mobileye fornecerá tecnologias para inclusão de direção autônoma em 8 milhões de veículos

A empresa israelense é controlada pela Intel e também não revelou os termos financeiros do acordo. Mas este é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores contratos assinados até agora pela Mobileye. Este também está sendo considerado como um sinal de que as companhias do setor estão acelerando a introdução de tecnologias que permitem com que os carros tenham tarefas automatizadas.

O acordo assinado para o desenvolvimento dos chamados sistemas avançados está programado para começar no ano de 2021. Neste ano a Intel espera lançar o chip EyeQ5 da Intel, que é desenhado para direção completamente autônoma, for lançado. O modelo será uma nova versão do EyeQ4, que será implementado nas próximas semanas, disse Erez Dagan, vice-presidente sênior para desenvolvimento avançado e estratégia da Mobileye.

Mobileye fornecerá tecnologias para inclusão de direção autônoma em 8 milhões de veículos

Com este contrato, tanto a Intel quanto a Mobileye se posicionam como um dos principais desenvolvedores e fornecedores deste tipo de tecnologia, competindo com outros produtores de chips e de sistemas de visão de máquina, incluindo a Nvidia, com o objetivo de fornecer os cérebros e os olhos de carros autônomos.

A Mobileye foi comprad apela Intel no ano passado por US$ 15,3 bilhões, diz que cerca de 27 milhões de carros de 25 montadoras usam algum tipo de sistema de direção assistida e que a Mobileye tem uma participação de mercado de mais de 70 . "Até o fim de 2019, nós esperamos mais de 100 mil carros nível 3 com o Mobileye instalado", disse o presidente-executivo da Mobileye, Amnon Shashua.

Este nível 3, de acordo com a definição da própria marca, permite com que o motorista assuma o controle do veículo em até 10 segundos caso o sistema não possa continuar controlando o veículo.