Os carros estão cada vez mais inteligentes, isso é fato. As tecnologias que estão sendo utilizadas ajudam os condutores nos mais variados aspectos. Mas as montadoras se demais empresas que atuam neste segmento seguem apresentando inovações interessantes, e um tanto quanto assustadoras, para os carros que devem tomar conta das ruas em um futuro próximo.

Modelo apresentado em Tóquio conversa com base nas informações das redes sociais

É o caso do Concept-i, um modelo de carro que basicamente quer se comunicar o tempo inteiro com os motoristas. Mas do que simplesmente se comunicar, o carro também quer entender o que as pessoas estão sentindo naquele momento de condução do veículo. Basicamente ele consegue sentir o estado de espírito da pessoa e sugerir locais para que as pessoas fiquem mais feliz e relaxadas, por exemplo.

De uma forma geral esse é o carro criado pela Toyota e que foi apresentado no Salão de Tóquio realmente como um modelo futurista. O carro conta com duas câmeras 3D e de um microfone, que acaba captando o tempo todo as expressões faciais, bem como o tom de voz e até a linguagem corporal do motorista.

Modelo apresentado em Tóqio conversa com base nas informações das redes sociais

Todas as informações que acabam sendo captadas são cruzadas com banco de dados, que acabam armazenando uma série de preferencias do condutor. Desta forma, se utilizando basicamente o uso da inteligência artificial, o carro poderia se antecipar as ações dos condutores.

Por exemplo, quando o motorista acaba sinalizando que não está prestando atenção no processo de condução, o carro acaba emitindo uma série de alertas que tenta tirar o motorista desta condição. Em alguns casos o modelo também poderá acabar assumindo a direção.

Modelo apresentado em Tóqio conversa com base nas informações das redes sociais

Nos testes que foram feitos com o público que estava no Salão de Tóquio, antes de mais nada as pessoas tinham que responder algumas perguntas e também tirar uma selfie. O modelo escolhia alguns pontos turísticos e perguntava se a pessoa gostaria de ser levada até aquele ponto naquele momento.

O modelo também conta com um sistema de iluminação interna que ajuda a pessoa a “entrar no espírito” que o modelo acha mais adequado. Por exemplo, enquanto ele simulava a ida até um determinado ponto turístico, durante os testes, ele deixava o interior do carro todo roxo, uma cor que está associada a sensação de relaxamento.

O modelo ainda não tem previsão efetiva de comercialização.