Em breve mais uma montadora internacional pode ter uma fábrica em pleno funcionamento no Brasil. Trata-se da indiana Tata Motors, que está em negociações para ter uma planta no estado de São Paulo. A informação teria sido dada pelo secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, Jorge Lima.

Montadora indiana Tata Motors negocia fábrica no Brasil
Montadora indiana Tata Motors negocia fábrica no Brasil / Créditos: Reprodução

Recentemente a Volkswagen realizou um evento para anunciar mais uma rodada de investimentos no mercado brasileiro, desta vez totalizando R$ 13 bilhões nas plantas paulistas. E foi durante esse encontro que membros do executivo do governo estadual paulista acabaram mencionando a negociação com a indiana.

Segundo o que foi mencionado nas conversas, haverá uma rodada de negociações entre representantes do governo estadual e executivos da Tata na primeira quinzena de setembro. "Temos a oferecer um parque de fornecedores bastante desenvolvido e próximo das áreas que concentram outras montadoras", disse.

Montadora indiana Tata Motors negocia fábrica no Brasil
Montadora indiana Tata Motors negocia fábrica no Brasil / Créditos: Reprodução

Por enquanto ainda não foram concedidos detalhes técnicos e específicos sobre como esta instalação vai acontecer, mas tudo indica que a Tata estaria de olho na compra das fábricas da Toyota em São Bernardo do Campo e Indaiatuba. A planta de São Bernardo não está em funcionamento desde o ano de 2023 e de Indaiatuba deve encerrar suas atividades até o final de 2026.

Mesmo ainda um tanto quanto desconhecida dos brasileiros, a Tata Motors é uma empresa que já existe há quase 80 anos. O foco dos lançamentos da montadora são os carros de passeio compactos e populares. Inclusive foi uma iniciativa da empresa lançar no mercado aquele que acabou se tornando conhecido como o “automóvel mais barato do mundo”.

Mas além do segmento popular, que é o forte de todo o grupo que controla a Tata Motors, eles também são donos da fabricante de luxo Jaguar Land Rover. O grupo também cotna com joint venture com a Stellantis para produção na Índia para produção de carros leves e uma linha própria de desenvolvimento de veículos pesados.