Determinadas situações que são registradas no competitivo mundo comercial acabam sendo tão impactantes que acabam provocando até mesmo uma interação entre empresas consideradas como grandes rivais. É o caso da despedida oficial do Gol no mercado brasileiro, confirmado na semana passada com o lançamento do Gol Last Edition pela Volkswagen, série especial de encerramento da sua produção.
A Chevrolet do Brasil fez um post nas suas redes sociais com uma singela homenagem para a aposentadoria deste que se consolidou como o carro mas vendido do Brasil ao longo de vários anos. O post foi feito com a foto de uma estrada e com as seguintes frases: “Concorrentes sim, inimigos nunca.”, “Obrigado Gol por essa longa e bonita disputa que travamos pelo coração dos brasileiros. #respect Assinado Chevrolet Onix.”
Além disso, na legenda da foto a marca postou a seguinte mensagem: "O Brasil se despede de um dos grandes craques das ruas: o Gol, que junto com o Onix, mudou o jeito que as pessoas, pensam em carros. Vai tranquilo que a gente continua fazendo o nosso melhor pra seguir em frente nessa estrada".
Mesmo que o Onix tenha sido escolhido como o “autor” da homenagem, uma vez que foi a escolha de carro popular da Chevrolet por aqui ao longo de alguns anos, a disputa nunca chegou a ser muito acirrada entre os dois modelos. No ano seguinte ao lançamento do Onix o modelo emplacou 122.332 unidades, mas naquele ano o Gol emplacou 255.049 unidades.
Lembrando que a VW revelou os detalhes da série especial Gol Last Edition no último dia 11 de novembro. Ela vai marcar o encerramento oficial da produção e de futuros lançamentos do Gol. A série será limitada, com apenas 1 mil unidades produzidas. A montadora afirmou que o carro foi desenvolvido pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, liderada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.