A startup Nauto, que investe em pesquisa de veículos autônomos, ganhou mais investidores nas últimas semanas. Nomes de peso da indústria tradicional automotiva confirmaram investimento na companhia, sendo que a General Motors é a mais nova empresa a aderir. Além disso, a Nauto também confirmou que o banco japonês Softbank também se tornou investidora da startup.

Montadoras tradicionais investem em startup de direção autônoma

De acordo com as informações que foram confirmadas pela Nauto, que possui sede em Palo Alto, a última rodada fechada de financiamento conseguiu arrecadar um total de US$ 159 milhões. Nesta última rodada, as empresas que investiram mais foram a empresa de venture capital Greylock Partners.

Outras grandes empresas já tinham confirmado investimento na iniciativa, tais como a montadora alemã BMW e a japonesa Toyota, assim como a seguradora alemã Allianz. A startup tem conseguido a simpatia das empresas que pertencem a indústria mais tradicional de carros em virtude do seu posicionamento que se mostra um pouco diferente de outras empresas semelhantes.

Ao invés de querer fabricar os carros autônomos, a Nauto está focada em fornecer dados, inteligência e uma plataforma em nuvem para que as montadoras reduzam os custos no desenvolvimento de carros que dispensam a participação ativa do motorista durante o deslocamento. "Qualquer montadora (de veículos) é melhor que qualquer startup para construir carros", disse Stefan Heck, fundador e presidente-executivo da Nauto, de 2 anos.

Montadoras tradicionais investem em startup de direção autônoma.

A quantidade de dinheiro que a GM colocou na empresa não foi revelada. O fundador e presidente-executivo da startup também não quis revelar o valor de mercado que a empresa obteve depois dessa última rodada com investidores. Ele disse que estava perto de 1 bilhão de dólares, em breve chegando ao status de "unicórnio" no Vale do Silício.

Os detalhes do desenvolvimento dessas tecnologias das Nauto também não estão sendo explorados publicamente. Sabe-se que a companhia está adaptando uma série de para-brisas de caminhões comerciais. Os testes estão sendo feitos na América do Norte, Europa e também no Japão.

A adaptação que está sendo feita nos carros se utilizam de duas câmeras, sendo que uma fica voltada para a estrada e outra fica focada no motorista. Com isso, a Nauto consegue coletar informações sobre as principais distrações dos motoristas, ao mesmo tempo que também registra o ambiente ao redor dos veículos.