Motor V8 - Mercedes-BenzExistem alguns motoristas que olham para um carro e enxergam apenas um meio de locomoção extremamente necessário nas grandes cidades de hoje em dia. São pessoas que realmente não sentem aquela paixão pelo carro. Em contrapartida, estas máquinas despertam verdadeiros amores em diversas outras pessoas que não gostam de simplesmente dirigir, mas aproveitam cada segundo dentro de um automóvel. São estas pessoas que geralmente conseguem distinguir detalhes que as outras pessoas simplesmente acreditam que seja as mesmas coisas. E esta tribo de adoradores de carros, em sua maioria, acabam gostando muito de determinados carros com determinadas peças. E os motores V8 são praticamente uma unanimidade.

Como música para os ouvidos

Dentre estes fanáticos por carros, muitos dizem que o motor V8 soa completamente diferente do que os outros tipos de motores. Dizem até mesmo que eles soam como música para os ouvidos. E realmente quando o som de um motor V8 é comparado ao mesmo tempo som que o motor de outros carros fazem é nítida a diferença, com o primeiro fazendo um som muito mais grave do que os outros, realmente deixando uma marca na memória de quem escuta. E o mais interessante desta história de sucesso é que mesmo com todas as inovações tecnológicas que foram lançadas nos últimos anos, o motor V8 não é algo que surgiu nos últimos tempos. Muito pelo contrário, ele já está há 80 anos nas paradas de sucesso.

Motor V8 - ChevroletO motor V8 é muito apreciado em diversos países, mas os norte-americanos pode se dizer que nutre um amor incondicional por este tipo de peça, já que foi nos Estados Unidos que os primeiros carros com um V8 começaram a surgir, elevando o patamar de desempenho dos veículos a um nível muito acima do que se tinha na época. Aliás, muitos especialista se historiadores que estudam mais atentamente a história automotiva vão defender que o motor V8 realmente já faz parte da cultura automotiva do País.

Início da história do V8

O primeiro carro que foi lançado nos Estados Unidos com um modelo de motor V8 foi o Mustang Shelby 1000, um dos carros mais clássicos da cultura norte-americana. E na época o motor já fazia uma grande diferença se comparado aos outros modelos de carros que disputavam espaço nas poucas ruas que existiam no País na época. Hoje em dia este é um dos carros clássicos mais bem valorizados, principalmente entre os colecionadores, e se a pessoa der sorte durante uma visita aos Estados Unidos, principalmente nas cidades mais do interior, poderão se deparar com um destes rodando por aí.

Motor V8 - Mustang Shelby 1000

Mas afinal de contas, o que significa um motor V8? Ou melhor perguntando, a que se refere esta sigla V8? Será que os motores desta categoria de hoje são os mesmos que era lançados no início do século passado nos Estados Unidos?

Sempre que um motor for classificado como V8 ele vai estar se referindo a disposição dos cilindros que estão localizados no bloco do motor. Naturalmente, como o número da a entender, serão encontrados neste tipo de motor oito cilindros, sendo que geralmente eles são distribuídos em duas bancadas de quatro cilindros cada, dispostos formando um ângulo de 90 graus, sendo que geralmente o formato deste cilindros no motor forma a figura de um V. Esta configuração na época que foi lançada realmente foi considerada inovadora, porque permitia que o carro atingisse uma maior velocidade mantendo praticamente a mesma quantidade de combustível. Antes de tentar conseguir mais potencia do carro mantendo a mesma quantidade de cilindros, os engenheiros tentaram aumentar o diâmetro dos cilindros, mas acabavam deixando o carro menos potente. Então realmente a solução dos oito cilindros acabou sendo realmente a melhor alternativa.

Motor V8 - CadillacDepois que a Cadillac conseguiu colocar no mercado o primeiro motor V8, as outras montadores e seus engenheiros passaram a adotar este tipo de modelo de motor para seus outros lançamentos, e é claro que na medida que as empresas iam lançando novos modelos de V8 eles iam melhorando o projeto inicial. Depois que os efeitos da grande crise de 1929 passou e os Estados Unidos conseguiram retomar seu projeto de crescimento, as industrias automotivas passaram a investir pesado na pesquisa e desenvolvimento de novas estratégias para conseguir colocar no mercado motores V8 ainda mais potentes.

A montadora que entrou para a história como uma das grandes responsáveis por conseguir levar o motor V8 para grande parte da população foi a Ford. A montadora conseguiu implementar algumas inovações no processo de montagem do motor que foi considerada decisiva para que outras empresas conseguissem investir pesado na fabricação destes motores de forma mais barata e rápida, permitindo que os engenheiros conseguissem ainda mais potencia para o motor.

Popularização na década de 50

Depois que a Ford conseguiu baratear o processo de fabricação deste tipo de motor, na década de 50 o V8 já estava bastante difundido no mercado norte-americano como um todo. E o mais interessante é que o motor não estava presente somente nos carros das pessoas com mais dinheiro, mas também estava presente em alguns modelos mais populares.
A partir daí a indústria começou a tratar o motor V8 como um estio de vida, e as montadoras passaram a combinar design com potencia, mirando no público jovem.

Mas é claro que nem tudo é perfeito no motor V8, já que ele invariavelmente acaba consumindo mais combustível. Assim, quando os Estados Unidos passaram pela crise do petróleo, eles tivera que se readequar. E no Brasil, o motor V8 simplesmente acabou não vingando. Mas os brasileiros que conseguem ter um carro com este motor garantem que a sensação de dirigir é inesquecível.