Os profissionais que dependem da carteira nacional de habilitação para sobreviver, atuando como motoristas de ônibus, caminhões ou carretas, poderão passar por um processo de reciclagem para evitar que sua CNH fique retida. De acordo com as informações que foram confirmadas pelo Contran, a medida poderá ser escolhida pelos motoristas profissionais quando atingirem 14 pontos.

Motoristas profissionais poderão fazer reciclagem para evitar suspensão da CNH

Vale lembrar que esta acabou sendo uma medida anunciada depois que os órgãos de controle estaduais de trânsito confirmaram que poderão começar a suspender o direito de dirigir dos motoristas que atingirem um total de 20 pontos na sua CNH. As infrações que valem para este tipo de penalidade devem acontecer dentro de um período de 12 meses.

A confirmação da medida que deverá atingir apenas os motoristas que realmente atuam de forma profissionais dirigindo veículos de carga foi feita pelo Ministério das Cidades. Poderão fazer o curso de reciclagem somente aqueles profissionais que tiverem um CNH das categorias C, D e E (caminhões, ônibus e carretas). Além disso, estes profissionais também devem ter registro de atividade remunerada na carteira.

A medida não atinge os motoristas de carros e de moto (categorias A e B), mesmo que eles comprovem que também dependem da CNH para trabalhar.

Motoristas profissionais poderão fazer reciclagem para evitar suspensão da CNH

O curso de reciclagem não será imposto pelos Detrans, portanto os motoristas que atingirem os 14 pontos na CNH deverão procurar o estado do seu órgão para participar do treinamento. O conteúdo das aulas deverá ser o mesmo do curso de reciclagem, que já está devidamente registrado na legislação federal.

No conteúdo do curso estão 12 horas de legislação de trânsito, 8 horas de direção defensiva, além de primeiros socorros no trânsito e relacionamento interpessoal.

Caso os motoristas profissionais que atingirem a pontuação mínima de 14 não façam o curso e cheguem aos 20 pontos dentro de 12 meses, sua CNH poderá ser suspensa de acordo com o processo que será instaurado, assim como vai acontecer com os motoristas de outras categorias.