Não foram poucas as pessoas que tiveram sua infância ligadas ao brinquedo LEGO. Esses bloquinhos de encaixe colorido, sucesso de vendas há mais de 8 décadas, aos poucos passa a ser muito mais que apenas um veículo para a coordenação motora, ou para montar navios, castelos e torres. Há empresas importantes, hoje em dia, que usam LEGO para construir elaborados projetos, que ajudarão a desenvolver suas futuras criações, o que não deixa de ser um estímulo à criatividade, de qualquer modo.

Exatamente é esse o caso da empresa espanhola Sheepo, que construiu, nada mais nada menos, que um exemplar do clássico Mustang Shelby GT500, se valendo de peças de LEGO! E o mais impressionante: o carro mantém todas as funcionalidades – embora em tamanho reduzido – de um automóvel comum!

Mustang Shelby

Mesmo que essa miniatura tenha uma escala de um oitavo do tamanho real de um carro, consegue ter uma estrutura mecânica mais sofisticada que a de muitos veículos à venda. Por exemplo, alguns dos detalhes do “mustanguinho” incluem: suas portas, bancos traseiros e dianteiros – esses últimos reclináveis – em um total que quatro assentos, capô que abre e fecha, assim como a mala, portas com tranca de verdade, suspensão, entre outros. Esse incrível conjunto mede cerca de 60 cm de comprimento, com o peso de mais ou menos 3,1 kg.

Cerca de 3.500 peças de LEGO foram utilizadas para a construção do Mustang Shelby GT500. Tais peças, inclusive, recriaram as suspensões McPherson, na parte dianteira, além de traseiras, independentes – de quatro braços. Isso é bastante interessante, sobretudo se pensarmos que nem o modelo real da Mustang apresenta uma suspensão para a parte traseira de forma independente. Seus freios a disco também funcionam de verdade e a direção é – pasme você – elétrica!

Mustang Shelby Lego

Embora o propulsor V8, que pode ser visto sob o capô, seja apenas um enfeite, são utilizados, nada mais nada menos, que 5 motores elétricos para fazer o “ mini Shelby” funcionar realmente. Dois dos motores movem as rodas da parte traseira e um motor é usado exclusivamente para fazer funcionar a caixa de transmissão de cinco marchas. O nível de capricho nos detalhes é tamanho que até um conta-marchas existe entre os assentos frontais.

Obviamente, um modelo pequenino não conseguiria desenvolver a mesma velocidade máxima de um carro em tamanho real, mas o pequeno Mustang chega a atingir 3 km/h de velocidade. E você, que achava que o máximo que poderiam existir em termos de miniatura eram carrinhos de controle remoto, o que achou da novidade?