Aconteceu no último final de semana a confirmação oficial que a marca Infiniti, divisão de carros de Luxo da Nissan, vai começar a vender seus modelos de carros no Brasil. A chegada da marca por aqui ainda não tem uma data confirmada, mas será em 2014, sendo que estão confirmadas pelo menos duas lojas, a primeira será instalada na cidade de São Paulo e logo depois a capital carioca também vai ganhar uma loja da marca.

Nissan confirma Infiniti no Brasil em 2014

Alguns empresários acreditavam que a chegada da marca aconteceria ainda esse ano, mas a Nissam resolveu priorizar alguns outros mercados que os carros de luxo ainda não eram comercializados, como África do Sul, Austrália, Chile, Cingapura e República Dominicana, sendo que em todos estes locais a entrada neste mercado aconteceu durante este ano que passou. A marca está experimentando um momento de expansão dos negócios e o Brasil com certeza faz parte dos planos, mas a Nissan declarou que alguns problemas operacionais acabaram atrasando a chegada da Infiniti por aqui. Antes de chegar ao Brasil a marca ainda vai iniciar suas atividades em Hong Kong no ano que vem.

Foco no mercado de luxo

Durante o anuncio oficial que aconteceu o presidente mundial da Infiniti declarou que a decisão de colocar a marca no Brasil era óbvia no planejamento de expansão de oferta de carros de luxo em todo o globo. O crescimento da economia nacional está sendo acompanhado de perto por todas as grandes empresas, especialmente as do segmento automotivo, já que as vendas de carros por aqui não param de subir. Além disso, diversos estudos apontam que os brasileiros estão ficando mais ricos, e consequentemente estão tendo mais acesso as artigos considerados de luxo. Portanto, o Brasil é considerado um país chave para a expansão da montadora.

Modelos de luxo da Infiniti serão vendidos no Brasil em 2014

A previsão de acordo com cronograma oficial da montadora é que os brasileiros poderão comprar os carros luxuosos da marca a partir do terceiro trimestre de 2014, modelos estes que se encaixam no segmento de sedan e crossover de luxo. Além de ter acesso a estes novos modelos de carros importados que serão lançados por aqui, os consumidores brasileiros também poderão usufruir de uma série de serviços especiais que são oferecidos nas lojas da marca que serão instaladas em São Paulo e também no Rio de Janeiro. A empresa também já divulgou que até o ano de 2017 outras lojas serão inauguradas nos estados de Santa Catarina e do Paraná, com foco nos consumidores do sul do país.

Estes pontos que serão inaugurados aqui estão sendo chamados de Centros Infiniti do Brasil serão os mais novos e modernos dentre os 477 países onde a marca está atuando, de acordo com as informações que foram divulgadas pelo presidente mundial da Infiniti. As duas seguirão o padrão IREDI (Iniciativa de Design de Ambientes dos Pontos de Venda Infiniti). O conceito de luxo integra lobby, lounge e galeria em um único espaço. Ou seja, além e trazer carros novos para o Brasil estas lojas também acabarão se tornando pontos de referencia no segmento nas duas capitais.

Durante os anúncios oficiais que confirmarama vida da marca para o Brasil os diretores também falaram sobre os carros que serão vendidos nas lojas do Rio de Janeiro e de São Paulo. As linhas de carro que serão vendidas aqui no brasil incluirão o crossover esportivo diferenciado FX, o versátil crossover de luxo JX (que tem capacidade para até sete passageiros) e também um sedan esportivo novo que ainda está em fase de desenvolvimento e que terá o lançamento em breve, mas sem data confirmada pela montadora.

Modelos serão vendidos no Rio de Janeiro e em São Paulo

Em termos de motorização dos carros que serão vendidos aqui no Brasil, a marca já adiantou que na primeira fase serão comercializados apenas os modelos V6, sendo que os preços médios dos veículos vendidos aqui ficarão entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, já contando com a alta do IPI para os carros importados a partir do próximo ano. Apesar da marca não ter entrado detalhadamente em números no início de suas operações aqui no Brasil, tudo indica pelo investimento que a marca está apostando em pelo menos 5% das vendas do segmento de luxo no Brasil.

Apesar de estar lançando oficialmente a marca aqui no Brasil a partir de 2014, a marca informa que já existem veículos Infiniti circulando pelo Brasil de pessoas que importaram os carros de forma independente. De acordo com as informações que foram repassadas pela diretoria da marca, pelo menos dois mil carros da Infiniti foram vendidos para o Brasil.

FX deve estará frente nas vendas

Apesar da montadora não ter entrado em mais detalhes sobreo lançamento dos carros da Infiniti aqui no Brasil, já que ainda a marca ainda vai demorar mais dois anos para chegar por aqui, tudo indica que um carro chefe da entrada serão os modelos da série FX. Ainda não se sabe quais serão colocados a venda aqui no Brasil no início da operação das lojas, mas o mais recente modelo que foi lançado da linha nas lojas da Infiniti na Europa foi o FX 2012.

Modelo FX deverá ser vendido também no Brasil

Mas a Infiniti geralmente faz algumas alterações no visual dos carros antes de lançar em outros mercados, então ainda não se sabe qual será a política da marca em relação ao Brasil. Mas o FX conseguiu fazer um relativo sucesso em diversos países do velho continente no segmento de Crossover de luxo. O carro realmente apresenta um design completamente diferenciado de outros modelos que são lançados no mesmo segmento. Mas as pessoas que não estão acostumados a carros com um visual mais agressivo para ambientes urbanos poderão ter algumas dificuldades para lidar com os lançamentos da marca por aqui a partir de 2014.