Mais uma grande fusão no mundo dos negócios e do mercado automobilístico está prestes a acontecer. De acordo com as informações da imprensa internacional, a Nissan estaria prestes a ser incorporada ao grupo da Honda. O motivo principal seria os resultados financeiros ruins da empresa nos últimos anos.

Nissan e Honda estariam começando uma fusão

De acordo com as informações que estão circulando, a Honda seria chamada para atuar como "investidor âncora" para salvar a Nissan. As duas empresas iniciariam um processo de fusão, dando origem a uma nova holding. O novo grupo também buscará incluir a Mitsubishi no futuro, tendo em vista a participação de 24% da Nissan na marca.

A aproximação das duas empresas já vem sendo acompanhada desde março deste ano. Mas, a partir do 2º semestre, começou a circular, com muito mais força, a possibilidade de uma compra.

Fontes internas, que não foram identificadas pela imprensa, indicam que a Nissan já teria procurado outras empresas para buscar uma saída, incluindo a taiwanesa Foxconn (gigante tecnológica que fabrica o iPhone para a Apple). As negociações, porém, não prosperaram e a marca acabou direcionando todas as atenções para a Honda.

Nissan e Honda estariam começando uma fusão

A crise na Nissan começou a vir à tona há algumas semanas, quando uma reportagem do jornal Financial Times revelou que a situação financeira da montadora era bastante delicada. O jornal também havia indicado a busca por novos parceiros.

A reportagem chegou a citar que dois altos executivos da Nissan, que não tiveram seus nomes revelados, afirmaram que a montadora teria "12 ou 14 meses para sobreviver" e que a situação era "muito difícil". Foi criado um plano de contingência que previa demissões em massa, caso esse parceiro não fosse encontrado.