O Nissan Livina, modelo monovolume lançado em 2007 e fabricado no Brasil em 2009, deve parar de ser fabricado pela Nissan em São José dos Pinhas (PR), local onde é montado há cinco anos, juntamente com a sócia Renault. A informação obtida pelo Automotive Business foi de que o modelo só continuará fornecendo componentes para o Livina até Novembro, sem chances de continuar sua fabricação.

Muitos fatores colocam a alternativa de abandono da produção do modelo em evidência. Desde as vendas em declínio nos últimos anos até os planos de crescimento produtivo abalados, a ideia de abandonar de vez o projeto vem de muito tempo atrás.

Nissan Livina dá adeus em 2014

O fim da Livina dá mais espaço para a Renault, principalmente na filial do Paraná, onde são produzidos veículos comerciais, que têm pouco espaço para montagem na divisão de espaço com as vans Renault Master e as picapes Nissan Frontier, que também tem produção no local. O modelo Livina não chega nem perto de estar entre os veículos mais vendidos do país, emplacando pouco mais de 3,5 mil unidades no fim do primeiro semestre, o que representa uma queda significativa de vendas com relação ao ano anterior.

O modelo não deve ter sucessores diretos, e já foi substituído no exterior pelo Note, conhecido como Versa Note, que é um projeto mais ambicioso da Nissan. O Nissan Livina é opaco, sem grandes novidades mecânicas e longe da inovação, por isso acabou apagado no mercado automobilístico e atingiu tão poucas metas. O monovolume da Nissan é o único a vender menos de mil unidades por mês, trabalhando com pouca rotatividade no mercado.

Nissan Livina

Entre as principais concorrentes da marca no Brasil, o Livina ficou na quarta posição, atrás de modelos como Honda Fit, Fiat Idea e Doblò, segundo mostram os critérios de avaliação de mercado automobilístico da Fenabrave, a associação dos concessionários. Enquanto o Honda Fit trabalha com vendas acima de quatro mil modelos por mês, o Nissan Livina fica para trás com três vezes menos vendas, aparecendo pouco no mercado nacional.

O desempenho comercial do Livina fica ainda mais oculto graças aos preços que nada condizem com seu desenvolvimento. De R$ 46,3 mil a R$ 56,9 mil, o Nissan Livina vendeu tão pouco que ficou ofuscado frente a tantos outros carros de sucesso da história da empresa. O modelo vende menos até do que os carros mais caros, como o sedã Nissan Sentra, importado do México.