A Nissan confirmou nesta semana que está tirando o March de linha no Brasil. A informação veio nesta quinta-feira, dia 27, com o encerramento da produção marcado para acontecer em setembro, na fábrica localizada em Resende, no Rio de Janeiro. A montadora confirmou também que o carro não deve ser substituído por uma nova geração.

Nissan March deixará de ser produzido no Brasil em setembro
Nissan March deixará de ser produzido no Brasil em setembro / Créditos: Reprodução

O novo March acabou sendo substituído por uma nova geração na Europa, em uma mudança realizada há 4 anos atrás. O mesmo não deve acontecer aqui no Brasil. Nos últimos anos, o que têm acontecido de forma sistemática é a redução da oferta de modelos do carro aqui no Brasil.

No mês de fevereiro deste ano a montadora acabou tirando de linha todas as configurações com motor 1.0. Logo depois, a montadora confirmou que iria deixar no mercado apenas 3 opções, sendo todas com motorização 1.6.

Ao longo deste ano de 2020, a Nissan divulgou alguns balanços em relação a venda dos carros no Brasil, e o March aparecia nas piores colocações. Entre janeiro e julho, o March acabou registrando o pior desempenho desde o lançamento do carro por aqui, o que aconteceu no ano de 2011.

Nissan March deixará de ser produzido no Brasil em setembro
Nissan March deixará de ser produzido no Brasil em setembro / Créditos: Reprodução

No período indicado, foram apenas 2,2 mil unidades vendidas, uma fração do melhor ano do modelo, 2012, quando emplacou mais de 25 mil exemplares entre janeiro e julho daquele ano.

Com o final decretado pela Nissan para a vida do March, a fábrica vai passar a ser responsável por somente dois modelos: o SUV Kicks e o sedã V-Drive, a antiga geração do Versa. O novo modelo chegará ainda esse ano, mas virá importada do México.

A retirada do March faz parte de uma estratégia geral da montadora anunciada durante o período da pandemia. A montadora está reduzindo a quantidade de modelos vendidos em diversos mercados ao redor do mundo. Além disso, a montadora também anunciou o fechamento de algumas fábricas.