A Nissan começou a detalhar e antecipar alguns dos seus planos futuros para famílias de carros importantes dentro do seu portfólio. E um dos destaques acabou sendo os dados relacionados ao modelo que deve acabar substituindo o espaço ocupado no mercado hoje pelo March. O novo veículo deve ser um elétrico baseado no Renault 5.

Nissan March terá substituto elétrico puro

De acordo com os dados que foram antecipados a partir da fala do CEO da Nissan, Makoto Uchida, em uma recente conferência chamada Future of the Car do Financial Times de 2024, o novo carro deve se construído a partir da base do Clio, mas também baseado no Renault 5.

O Renault 5 é um carro que, na sua 3ª geração, se tornou apenas elétrico. Mas o substituto vai acabar sendo montador a partir de uma base que não será dedicada exclusivamente aos carros elétricos, o que indica que este lançamento fará parte de uma estratégia que “pisa no freio” um pouco em relação aos lançamentos de veículos movidos a partir das energias acumuladas nas baterias.

Ainda de acordo com as falas que foram feitas durante o evento, o novo carro deve herdar até 70% do hardware para reduzir os custos de produção. A plataforma foi batizada de AmpR Small (anteriormente CMF-B EV). O novo carro deve ter ainda uma suspensão traseira multi-link, o que deve se traduzir em uma dinâmica mais precisa.

Futuro do elétrico

Nissan March terá substituto elétrico puro

Ainda no mesmo evento, Makoto Uchida falou um pouco sobre o futuro da Nissan em relação aos lançamentos de carros elétricos. O executivo garantiu que a montadora segue comprometida com seus objetivos a longo prazo, mas que pretende trabalhar para oferecer uma combinação que foi considerada como “flexível” de tecnologias de motorização.

Essa acaba sendo uma resposta basicamente a oscilação em diversos mercados na venda dos elétricos e eletrificados, que ainda são tratados como uma opção para os clientes e não como um caminho obrigatório. Ou seja, mesmo tendo essa possibilidade, nem sempre os consumidores estão optando por adquirir carros eletrificados.