A Nissan está preocupada com a quantidade de acidentes envolvendo motoristas e passageiros em seus carros. Mas além de todos os sistemas de segurança que já podem ser encontrados nos veículos das montadoras, assim como nos de outras empresas também, a Nissam quer reduzir a quantidade de problemas causados pelos celulares quando utilizados pelos motoristas que estão conduzindo o veículo.

Nissan quer bloquear sinal de celular dentro do carro

A montadora está trabalhando em um acessório, que deve ficar instalado ao lado do motorista, no braço de apoio, criado originalmente no século 19 e que foi chamada de “gaiola de faraday”. E o principal objetivo deste equipamento será justamente bloquear o sinal de telefone.

Ou seja, sempre que o motorista colocar o seu celular no compartimento criado, o sinal será bloqueado e o telefone acabará perdendo as suas principais finalidades. Não será apenas o sinal de telefone que será interrompido, mas também os sinais de Bluetooth e Wi-fi. A única coisa que poderá ser feita com o aparelho é escutar música, mas o som será enviado para a central multimídia do carro através de um cabo.

De acordo com Alex Smith, diretor da Nissan do Reino Unido, “alguns motoristas permanecem imunes à atividade do seus smartphones, mas para aqueles que lutam para ignorar os 'bips' e 'pings', este conceito dá uma solução simples para este mundo conectado demais em que vivemos".

Nissan quer bloquear sinal de celular dentro do carro

O executivo não confirmou quando este acessório efetivamente será disponibilizado nos carros da montadora, e também não falou sobre os modelos que deverão receber essa novidade. Vale lembrar também que o motorista deverá colocar o celular dentro do compartimento para que o sinal seja cortado, mas basta abrir a tampa do mesmo para que ele retome suas funções normais.

Portanto, ainda caberá as pessoas que estão dirigindo o bom senso de realmente colocar o celular no local, sabendo que ele será desligado, e também de não abrir a tampa durante o trajeto. A pergunta que fica é: Não seria mais fácil simplesmente colocar o celular em modo avião?