A Nissan já fez o registro oficial das patentes do novo Ariya 2021. De acordo com as informações que foram reveladas, as patentes do modelo já constam no- cadastro do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O modelo teve sua apresentação oficial no dia 15 de julho.

Nissan registra patente do SUV elétrico Ariya no Brasil

Vale lembrar que, até o momento, a Nissan ainda não confirmou se o carro realmente será lançado por aqui. O procedimento de registro de patente no INPI é considerado algo normal entre as montadoras para garantir o mercado e se prevenir de possíveis cópias. Mas pela agilidade com que o registro foi feito pode ser um poderoso indício de que o modelo realmente seja lançado.

O Ariya acaba gerando uma grande expectativa ao inciar uma nova fase na eletrificação dos modelos da marca japonesa. O carro traz alguns diferenciais interessantes quando comparado com os concorrentes. Por exemplo, em termos de tamanho, ele é bem maior do que o Kicks.

Por dentro, o modelo também traz alguns diferenciais. Na cabine o carro conta com duas grandes telas: sistema de entretenimento e quadro de instrumentos (ambas com 12,3"). Há poucos botões (as funções são em sua maioria configuradas na tela e por voz) e bancos com a tecnologia 'gravidade zero'.

Nissan registra patente do SUV elétrico Ariya no Brasil

O carro terá um sistema chamado Nissan Intelligent Mobility, que vai oferecer assistência ao motorista ProPILOT Assist 2.0 e também o e-Pedal. A montadora também confirmou que o carro terá o pacote Nissan Safety Shield 360, um conjunto de tecnologias de segurança e uma interface que permite que os clientes usem a voz para ajustar as configurações do carro e o veículo ainda inclui a assistente Alexa da Amazon para ajudar os clientes a organizar tarefas.

Em termos de conjunto mecânico, o modelo deve ter duas versões: a primeira possui um motor elétrico na dianteira com potência de 160 kW (217 cv) e torque de 30,5 kgfm, enquanto a segunda terá duas unidades elétricas para um total de 290 kW (394 cv) e 61,2 kgfm e tração integral e-4FORCE.

As vendas devem começar pelo Japão, em meado de 2021. Por enquanto o preço ainda não foi confirmado, mas deve ficar em torno dos US$ 40 mil.