A Renault e a Nissan anunciaram esta semana que seus carros elétricos devem receber baterias que vão permitir que alguns dos seus modelos tenham autonomia para rodar até 1.000 km com apenas uma recarga. De acordo com as informações que foram divulgadas pela aliança, as novidades devem começar a aparecer no mercado a partir de 2024.
Para isso, a empresa responsável por fornecer as baterias para os modelos desta aliança, a chinesa Envision, afirmou que vai dobrar a quantidade de células nos pacotes de baterias. Mas, isso deve ter um custo, que deve acabar se convertendo, em um primeiro momento, no maior peso das peças.
Mas mesmo com o aumento de células, a tecnologia que será utilizada para a construção destas novas baterias vai permitir que elas tenham uma melhora significativa de 30% nos tempos de recarga, conseguindo ficar abaixo da barreira de 20 minutos.
Essas tecnologia não devem ficar restritas apenas aos modelos de carros da aliança. Mesmo que atualmente a Envision AESC é responsável diretamente pelo fornecimento de baterias para os veículos elétricos da Nissan. A montadora também tem 20% de participação na fornecedora de baterias. Mas a Envision pretende expandir seus contratos em um futuro próximo, ou seja, deve começar a fornecer baterias para outras empresas.
As células de baterias mais densas serão produzidas em uma fábrica localizada perto da prefeitura de Ibaraki, na região de Tóquio, Japão. Trata-se de uma nova e moderna unidade que terá uma linha de produção zero emissão alimentada por painéis solares. A Envision também confirmou recentemente sua intenção de produzir baterias de estado sólido. Mas, até o momento, não existem muitas informações sobre essas células, que devem chegar ao mercado apenas no ano de 2028.