A Nissan quer continuar sendo considerada como uma montadora de destaque na oferta de carros elétricos no mundo inteiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa internacional ao longo desta semana, pelo menos três dos seus modelos devem ganhar versões elétricas nos próximos anos: Juke, Qashqai e X-Trail.
A ideia, de acordo com as reportagens que saíram sobre o assunto, é que a montadora entre em uma fase na qual deve deixar um pouco os experimentos e as grandes novidades para se concentrar nos lançamentos de versões elétricas de modelos que já são consolidados, com uma maior oferta especialmente no mercado europeu.
Por enquanto ainda não foram divulgados maiores detalhes relacionado aos lançamentos, mas tudo indica que, essas versões, serão construídas a partir da plataforma CMF-EV, que foi desenvolvida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Essa é a mesma plataforma que já foi utilizada para a construção de modelos como Nissan Ariya e Renault Mégane E-Tech Electric.
Quando forem lançados no mercado, o que não deve acontecer antes do ano de 2025, as versões elétricas devem acabar substituindo os modelos que atualmente são vendidos nesta geração. O primeiro lançamento deve ser do Juke elétrico, seguindo pelo Qashqai e por último o X-Trail.
Mesmo com um foco maior na Europa, isso não significa que a montadora não está de olho nos outros mercados. Recentemente foram anunciados investimentos tanto na América Latina quanto na Índia. Para o mercado indiano, inclusive, a empresa já confirmou o lançamento de pelo menos dois modelos de carros elétricos, que serão de entrada.
Estes modelos elétricos devem ser exportados para outros países, podendo também chegar ao Brasil.