O grande terremoto que assolou o México na última terça-feira, dia 20 de setembro, deixou centenas de mortos e acabou estendendo seus reflexos para diversos segmentos da economia. Pelo menos duas grandes montadoras decidiram paralisar as atividades. Tanto a Volkswagen quanto a Nissan confirmaram a paralisação, alegando precaução.

Nissan e Volks anunciam paralisação em duas fábricas no México

De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa e também pela imprensa local, a Volkswagen decidiu esvaziar a planta de montagem de Cuernavaca, que fica loxalizad aa cerca de 100 km da Cidade do México. Além disso, a empresa também confirmou que dispensou todos os funcionários que trabalham no escritório a empresa no país

Apesar da paralisação, a companhia garante que não teve mortos ou feridos em nenhuma das suas plantas que estava em funcionamento no país. A Nissan não informou a data de retomada das atividades, mas afirmou que isso vai acontecer somente depois de uma completa avaliação dos danos nas plantas. Vale lembrar que na unidade de Cuernavaca são produzidos os modelos Tiida, Frontier e NV200.

Já a Volkswagen divulgou uma nota informando que havia paralisado a produção na planta da empresa que está localizada no estado de Puebla. A parada estratégica aconteceu para que a equipe de segurança faça uma varredura completa afim de localizar todos os possíveis danos que o terremoto possa ter causado na estrutura.

Nissan e Volks anunciam paralisação em duas fábricas no México

Posteriormente um porta-voz da empresa deu uma entrevista para a imprensa, afirmando que em um primeiro momento os danos foram superficiais e que a linha deverá retomar as atividades em breve. Nesta unidade são produzidos os modelos Jetta, Golf, Golf Variant e Fusca (Beetle).

Outras montadoras que atuam no México, como Audi, Ford e Toyota, afirmaram que não sofreram com danos nas fábricas de San Jose Chiapa, em Puebla; Cuautitlan, nos arredores da capital; e Baja California, perto da fronteira com os EUA, respectivamente.