Começa a valer no Brasil a partir desta segunda-feira, dia 3 de agosto, as novas especificações para a produção e venda da gasolina no mercado brasileiro. De acordo com os especialistas, tudo indica que o produto que passará a abastecer os veículos em território nacional terá mais qualidade, ficando mais perto do padrão utilizado na Europa, por exemplo.

Nova gasolina passa a valer no Brasil. Confira o que muda

De acordo com as informações que constam nas novas resoluções, as mudanças valem para a gasolina do tipo C (comum) e também para a gasolina premium, que costuma ser indicada pelas fabricantes para os carros esportivos.

A Petrobrás afirma que os novos padrões para o produto vendido por aqui já foram adotados há alguns meses, e que nada deve mudar. A empresa é responsável atualmente por cerca de 90% de toda a gasolina que é vendida por aqui.

O que muda basicamente são questões técnicas da produção da gasolina. Uma das alterações é a exigência de uma massa específica. A massa específica, ou densidade, é a quantidade de uma substância em um determinado volume. Para a gasolina, o padrão mínimo é 715 kg/m³. Isso significa que cada litro de gasolina deve pesar, no mínimo, 715 gramas. Antes, não havia um indicador.

Nova gasolina passa a valer no Brasil. Confira o que muda

A segunda alteração está relacionada ao método de contagem da octanagem da gasolina. A octanagem é o nível de resistência da gasolina à compressão no motor. Quando a mistura de gasolina com ar entra na câmara de combustão, o pistão faz um movimento de compressão, até que a vela solta uma faísca que promove a explosão.

Antes, a exigência para a gasolina vendida por aqui era de 87 octanos. Já pelas novas regras ele deve ter 92 octanos, seguindo a metodologia RON. Quanto maior a quantidade de octanos, mais resistente o combustível é à queima, e mais próximo do melhor nível de eficiência ele vai estar.

Ainda existe uma terceira alteração, que é a introdução de uma temperatura mínima de 77º C para destilação de 50% da gasolina. Antes, o teto de destilação era de 80º C.