Depois de muito mistério e imagens divulgadas e vazadas, a Volkswagen finalmente apresentou oficialmente a nova geração de um dos seus modelos mais emblemáticos, o Golf. A apresentação aconteceu na Alemanha, país que deve ser o primeiro a iniciar as vendas do novo carro. A comercialização está prevista para começar em dezembro.

Nova geração do Volkswagen Golf é revelado na Alemanha

No Brasil, a Volkswagen informa que não tem previsão de lançamento do novo Golf.

Versões

Por lá, o novo Golf vai ser oferecido com versões híbridas, a gasolina e também em uma versão movida a diesel. No caso da versão híbrida, o conjunto será formado por um motor turbo a combustão e uma bateria de 48V que auxilia em algumas situações, como nas partidas. Neste caso, o carro poderá ser encontrado em três opções diferentes de potência: 110, 130 ou 150 cavalos.

O carro deve ter duas opções diferentes de motores a gasolina, uma com 90 cv de potência e outra de 110 cv. Também serão oferecidas duas opções a diesel, com 115 e 150 cavalos, além de uma já adaptada para utilizar o gás natural e que terá 130 cavalos de potência. Por fim, o modelo também terá versões híbridas plug-in, que permite carregar a parte elétrica do carro com uma tomada. Neste caso, também serão oferecidas 2 versões, com 204 cv e 245 cv.

Design

  • Galeria: Foto 1 de 6
    Galeria: Foto 1 de 6
  • Galeria: Foto 2 de 6
    Galeria: Foto 2 de 6
  • Galeria: Foto 3 de 6
    Galeria: Foto 3 de 6
  • Galeria: Foto 4 de 6
    Galeria: Foto 4 de 6
  • Galeria: Foto 5 de 6
    Galeria: Foto 5 de 6
  • Galeria: Foto 6 de 6
    Galeria: Foto 6 de 6

Mesmo mudando diversos elementos, o carro segue ainda as linhas gerais das últimas gerações do Golf. Na parte da frente foi instalado um novo elemento, uma grade fina com uma linha de LED que vai até a parte de cima dos faróis. O carro também conta com um novo para-choque com entrada de ar larga e com luzes de neblina horizontais nas extremidades.

Na traseira, o carro conta com lanternas em LED mais arredondadas. O modelo conta com uma linha de  cintura em uma posição mais alta, deixando o modelo com uma aparência mais robusta.

Mas a maioria das mudanças se concentram no interior do carro. O console central praticamente não possui mais botões físicos, todos substituídos por comandos em telas digitais. As manoplas do câmbio também mudaram, com uma alavanca bem pequena na versão automática, semelhante à do Porsche 911.

Tecnologia

A tecnologia também é um dos principais destaques do novo Golf. O carro conta com uma versão painel de instrumentos com uma tela de 10,25”. Já a central multimidia conta com uma tela de 8,25”. As suas lado a lado foram colocadas para emular uma única tela.

O carro vai se conectar na internet através de um eSIM. O motorista terá acesso a uma série de funcionalidades através do seu smartphone, como abrir e fechar as portas do carro, ligar o motor, encontrar o veículo em um estacionamento, agendar uma revisão, dentre outros.

O Golf será também o primeiro Volkswagen com a tecnologia Car2X, de comunicação entre veículos e infraestrutura de trânsito, com uma distância de até 800 metros. Ou seja, os motoristas receberão informações locais como engarrafamentos, acidentes, veículos quebrados e mais.