A Ram revelou detalhes da sua nova picape média que será produzida na Argentina, a Dakota. Trata-se de uma variante da Fiat Titano, fruto do projeto KP2, que custou para o grupo um investimento de cerca de US$ 385 milhões. Um dos principais destaques do veículo será a presença de um novo modelo de motor 2.2 turbodiesel.
O conjunto mecânico traz o mesmo motor da Titano, um 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, ligado ao câmbio automático de 8 marchas e sistema de tração 4x4 com reduzida e modo automático.
Mesmo com o compartilhamento de diversos componentes, a ideia era criar um projeto próprio para essa nova Dakota, que não tem nada a ver com o modelo que era da Dodge e que chegou a ter produção brasileira. Dentre as principais diferenças estão elementos na dianteira, mais alinhados com a cartilha da Ram, bem como as lanternas e a tampa da caçamba.
Por enquanto a montadora ainda está guardando os detalhes finais do veículo, mas o conceito Dakota Nightfall acaba entregando bastante do que pode ser esperado, uma vez que a versão externa ficou muito parecida.
O conceito apresentou capô esportivo com entrada de ar superior iluminada com três pontos de luz laranja, para-choque com gancho de reboque frontal, guincho elétrico e protetor inferior. Além disso, ele possuía suspensão elevada da marca Fox® e pneus todo-terreno de 33 polegadas e nas rodas de liga-leve de 18” com beadlock, itens que devem aparecer na versão final.
Já o interior deve ter um arranjo mais diferenciado, baseado na nova arquitetura da Changan Hunter, com duas telas e um layout mais moderno do que pode ser encontrado na Titano.
Por enquanto, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.