As placas dos veículos no Brasil vão mudar. O prazo para que as placas comecem a ganhar o formato que será padrão em todo o Mercosul é dia 1º de setembro deste ano de 2018. As informações foram confirmadas através de uma publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8 de março.

Novas placas começam a valer a partir de 1º setembro no Brasil

O design da placa que terá validade nos países que fazem parte do bloco comercial da América do Sul já foi adotado na Argentina. O prazo inicial para a mudança das placas no Brasil seria em 2016, mas acabou sendo adiada duas vezes.

Primeiramente somente os carros novos sairão das concessionárias já com a placa em novo formato. Posteriormente começarão a ser alteradas as placas dos carros que já estão circulando pelo país. Além disso, a partir do dia 1º de setembro deste ano os carros que passarem por processo de transferência de município ou propriedade ganharão a placa nova.

No caso dos carros antigos que estão em circulação, o cronograma para alteração das placas precisará ser definido pelos departamentos estaduais de trânsito, portanto eles poderão acontecer de forma diferente dependendo do estado do Brasil.

No caso das trocas das placas, os valores deverão ser pagos pelos proprietários dos veículos. Mas ainda não existe uma definição de quanto vai custar essas placas para os donos dos automóveis.

Novas placas começam a valer a partir de 1º setembro no Brasil

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a nova resolução padroniza a produção das placas nacionalmente, o que pode diminuir seu custo. Atualmente, os preços das placas variam de estado para estado. Em São Paulo, o par de placas sai por R$ 128,68, por exemplo, enquanto no Paraná o valor é de R$ 128,49.

Mudanças

A nova placa terá um desenho que poderá ser reconhecido em todos os países do Mercosul. O design da placa trará uma série de novidades, incluindo uma tarja azul, uma bandeira do Brasil e uma nova configuração de letras e números.

A nova placa também terá um chip e um código do tipo QR Code para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.