A Chevrolet apresentou nessa semana, para o mercado internacional, a nova geração do seu elétrico Bolt. A montadora apostou em uma renovação completa daquele que se tornou o primeiro EV que a marca americana lançou. Dentre os novos recursos, destaque para a nova bateria de ferro-lítio (LFP).
Grande parte das mudanças que estão sendo feitas são internas. As novas baterias confirmadas para o carro são de 65 kWh de capacidade e permitem autonomia estimada de 255 milhas (410 km), uma atualização importante em relação à geração anterior, que foi descontinuada.
O sistema de recarga também é novo, com o Bolt passando a aceitar potências de até 150 kW em corrente contínua (DC) — três vezes mais que os 50 kW do modelo anterior. Com isso, é possível recarregar de 10% a 80% em apenas 26 minutos, além de permitir o uso de carregadores rápidos da Tesla, graças à nova porta NACS. Ele também conta com carregamento bidirecional (V2H), permitindo alimentar uma casa com até 9,6 kW.
A cabine também oferece algumas novidades interessantes para o motorista e também para os passageiros, com destaque para uma tela maior, iluminação ambiente, novos porta-copos ajustáveis e mais espaço para objetos. O carro mantém botões físicos para o ar-condicionado e o som — algo que muitos consumidores pediam.
O conjunto mecânico possui um motor elétrico de 210 cv, que é basicamente o mesmo utilizado pelo Equinox EV. De acordo com os dados de desempenho, ele vai de 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos. O modelo também pode ser equipado com o sistema de condução semiautônoma Super Cruise, capaz de seguir rotas e trocar de faixa automaticamente em rodovias compatíveis.
Nos Estados Unidos, o novo Bolt vai ser vendido por preços partindo de US$ 28.995 (R$ 155 mil), incluindo frete. No Brasil, o Bolt recebeu a última atualização em 2023, sem previsão do lançamento dessa nova versão.