O mercado de GPS para carros vive um momento delicado. Nos últimos dois anos foram registradas quedas nas vendas dos modelos criados especificamente para os veículos. Um dos motivos, de acordo com pesquisas feitas, é o fato de que o motorista está trocando estes aparelho pelo GPS do seu smartphone ou tablet. Para tentar reverter este quadro existe um grande esforço por parte das empresas de reinventar este sistema e trazer algumas novidades interessantes.

Novo GPS utiliza tecnologia HUD para exibir informações no para-brisa

A fabricante Garmin anunciou um novo modelo de GPS para automóveis que consegue projetar as informações diretamente no para-brisa. Sem precisar desviar os olhos da estrada os motoristas poderão ter acesso ao display com direções, velocidade do veículo, hora e previsão do tempo.

A projeção só é possível por causa da tecnologia chamada HUD (Heads Up Display) que é muito conhecida pelos pilotos de aeronaves. O aparelho recebe as informações através de uma conexão sem fio com Bluetooth que está sendo enviada diretamente de smartphones ou tablets. E esta é a grande sacada da empresa. Ao invés de tentar competir diretamente com os gadgets, a ideia é tornar eles um aliado, oferecendo uma função a mais.

Tudo vai aparecendo no para-brisa, como as informações dos endereços, setas, distância até a próxima rua, dentre outras orientações. Por enquanto, o aparelho ainda não consegue exibir imagens coloridas complexas, como os mapas. Um dos motivos seria o fato de que os motoristas precisam de um limite de informações no seu para-brisa para que ele não tenha sua visibilidade totalmente prejudicada.

De acordo com as informações que a fabricante divulgou, o sistema consegue controlar a iluminação das informações de acordo com o ambiente.

O aparelho começará a ser vendido no mercado norte-americano nos próximos meses custando US$ 130,00.

O que é o HUD

HUDEsta é a primeira vez que a tecnologia HUD será empregada em um automóvel comercial, mas isso não significa que ela seja uma novidade. Na verdade, a primeira vez que esta tecnologia teve as suas bases durante a Primeira Guerra Mundial. O sistema foi concebido em um primeiro momento para utilizar o sistema em aeronaves. A ideia é oferecer informações vitais aos pilotos sem ter que desviar os olhos da frente do avião.

A tecnologia começou a ser desenvolvida para os aviões da Primeira Guerra Mundial, com alguns vetores que eram projetos na parte da frente do avião para que os pilotos conseguissem atirar com mais previsão. Mas o sistema ainda era muito ineficiente justamente por causa de um sistema de mira.

A tecnologia passou a ser aperfeiçoada par aos aviões que participaram da Segunda Guerra Mundial especialmente para adaptar o sistema de informação para a grande velocidade que os jatos conseguiam alcançar com os novos motores à jato. Mas foi durante a Guerra da Coréia que os Estados Unidos realmente conseguiram aperfeiçoar a tecnologia para os caças F-86 Sabre, com um radar sendo projetado na frente e melhorando consideravelmente a localização dos outros aviões.

O sistema de comunicação é muito semelhante ao que será utilizado pelo GPS dentro do carro. Assim como o HUD do automóvel, ele não gera as informações, dependendo de outras fontes, como radar externo, rádios, aviônicos e sistemas de armas. O HUD organiza estas informações e joga elas na frente do piloto de forma que ele possa entender e visualizar todas elas ao mesmo tempo.