A Honda divulgou novos detalhes da versão híbrida que está sendo desenvolvida para a linha Civic, chamada de e:HEV. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o carro será lançado com praticamente o mesmo conjunto mecânico que pode ser encontrado no Accord, com um motor 2.0 aspirado e dois motores elétricos.

Novo Honda Civic e:HEV terá versão híbrida fazendo 20 km/l

Segundo os dados que foram divulgados pela montadora, o modelo vai conseguir fazer 20 km/litro, mas segundo os testes que foram feitos visando o mercado europeu. Esta será a única opção para o mercado europeu e apenas com a carroceria hatchback. Existem planos de lançamento de algo parecido para o sedã, mas em outro momento.

O motor deste modelo é 2.0 aspirado de quatro cilindros de ciclo Atkinson trabalha em conjunto com dois propulsores elétricos combinados à caixa de transmissão. O carro vai funcionar com três modos de operação: No EV, apenas o motor elétrico está em operação, usando a energia das baterias. Quando a carga fica baixa, o automóvel entra no modo Hybrid, ligando o motor a combustão para que sirva de gerador de energia, sem mover as rodas. Por fim, há o modo Engine, usado em velocidade de cruzeiro em que só o motor a combustão move o carro.

Com isso, o Civic e:HEV terá um pouco de diferença em relação ao desempenho e a entrega final quando comparado com o Accord. No Civic, o sistema vai entregar uma potência total de 184 cv, enquanto que no Acoord o sistema consegue entregar um total de 215 cv. Já o torque será o mesmo em ambos os modelos, com 32,1 kgfm, controlados por uma transmissão de uma única engrenagem.

Novo Honda Civic e:HEV terá versão híbrida fazendo 20 km/l

O sistema híbrido será o convencional, ou seja, a energia que será utilizada pela parte elétrica do modelo vai vir das frenagens e também da atuação do próprio motor 2.0 como gerador. Ou seja, não vai existir a opção de recarregar este sistema através de uma tomada.

As vendas estão previstas para começar no terceiro trimestre na Europa, e a versão sedã pode ser apresentadas nos Estados Unidos e no Canadá nos próximos meses. O carro deve ser lançado no Brasil, mas ainda sem uma data prevista.