Começaram a funcionar em diversos pontos em estradas espalhadas pelo Brasil um novo modelo de pedágio, batizado de Free Flow. O objetivo é permitir que as empresas concessionárias realizem as cobranças, mas sem que o motorista tenha que parar nas cancelas para fazer o pagamento da forma tradicional. 

Novo pedágio: entenda como funciona e os riscos de multa

Além de dar mais agilidade nos pagamentos e evitar a formação de filas nas estradas, este pedágio oferece ainda outros benefícios, como evitar que o motorista ainda obrigatoriamente com dinheiro em seu veículo. Mas o novo tipo de pedágio também pode oferecer alguns riscos, como multas para quem não realizar o pagamento.

Como funciona o pedágio Free Flow?

Este pedágio, na verdade, é um sistema de pagamento eletrônico que funciona nos mesmos moldes das cancelas que permitem com que os motoristas realizem os pagamentos utilizando tags. Nestes casos, eles não precisam parar, pois a leitura acontece durante o trajeto e automaticamente a cancela acaba sendo aberta.

A diferença é que no sistema Free Flow não existe uma cancela, e sim um sistema eletrônico que atinge toda a extensão da estrada e que monitora todos os carros que passam daquele ponto. Ele dispensa a necessidade de redução de velocidade e a própria parada.

Como funciona o pagamento?

Novo pedágio: entenda como funciona e os riscos de multa

Para realizar os pagamentos de forma automática, os motoristas podem instalar qualquer tag de pagamento de pedágio disponível no mercado. O sistema faz a leitura automática dos dados e desconta dos créditos disponíveis.

Mas quem passa pelo sistema e não conta com nenhuma tag terá que fazer o pagamento através do site ou do sistema disponibilizado pela concessionária. Neste caso, a empresa deverá sinalizar bem os métodos de pagamento, que normalmente são feitos através de um site, na qual o usuário digita a placa do carro e depois realiza o pagamento eletrônico.

Os motoristas que passam pelo pedágio não precisam fazer o pagamento na hora, sendo que ele poderá ser feito em até 15 dias corridos. As concessionárias também deverão disponibilizar formas de atendimento e pagamento presenciais.

Cuidado com a multa

Os motoristas que passaram pelos pedágios e não realizarem o pagamento em até 15  dias poderão ser multados, enquadrados em uma infração grave de trânsito, que é a evasão de pedágio, prevista no artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro. O valor da multa prevista é de R$ 195,23.