O CEO da Peugeot, Alain Favey, confirmou nesta semana que o novo 208 GTI será oficialmente apresentado em junho, durante a próxima edição de uma das provas de corrida mais famosas do mundo: as 24 Horas de Le Mans. O carro é muito aguardado por marcar o retorno da versão esportiva de um dos modelos mais importantes da marca francesa.
“Será o modelo francês mais potente da categoria”, enfatizou Favey em uma coletiva de imprensa, sem, no entanto, divulgar dados sobre potência e desempenho. Mas existem algumas pistas que podem ser seguidas para tentar entender o que a montadora está preparando.
O carro é um modelo da Stellantis baseado na plataforma CMP — de origem PSA. Portanto, pode adotar motores como os utilizados em carros como o Abarth 600e, Alfa Romeo Junior Veloce e Lancia Ypsilon HF. Nesse caso, o motor entrega 279 cv de potência, podendo ser alimentado por uma bateria de 54 kWh.
Não há previsão de venda desse novo modelo no mercado brasileiro, pelo menos por enquanto. A marca francesa chegou a lançar a versão elétrica tradicional do 208, com conjunto motriz de 136 cv e 25,6 kgfm de torque, no início da atual geração — a opção foi importada da Europa.
Na época desse lançamento, o modelo chegou ao Brasil com um preço considerado bastante salgado, de R$ 244.990, e com vendas restritas a poucas concessionárias. Ainda assim, a montadora registrou um número aceitável de vendas.
Mas o mais provável é que a montadora francesa opte por lançar por aqui uma versão híbrida leve do 208 GT, equipada com o motor 1.0 T200 e associada ao câmbio CVT com simulação de sete marchas.