O Salão do Carro, portal de classificados de veículos, lançou na última quarta-feira (12) seu novo site. Além disso, apresentou sua nova identidade visual.

Foram feitas diversas mudanças, não só visuais, mas de sistema, performance e usabilidade. A seguir você confere o que mudou e o que está previsto para os próximos meses.

Nova identidade ;-)

Antes, a marca que levava o endereço do site (salãodocarro.com), agora está descrita como "Salão do Carro". Além da mudança textual, a marca ganhou uma tipografia mais amigável e alegre (que acompanha todo o site agora).

"Essa mudança visa a melhor legibilidade e fixação da marca por parte dos usuários", afirma Ciro Feitosa, Fundador e CTO. 

Veja o antes e depois:

Salão do Carro - Antigo Logo(antes) Salão do Carro - Novo Logo(depois)

Interfaces

Diversas telas do site foram reformuladas. "Nós reavaliamos todas as seções do site, uma a uma, afim de melhorar a interface e respostas para o usuário", ressalta Feitosa.

A pedido dos nossos usuários, por exemplo, a Tabela Fipe passou por uma grande mudança e está bem mais fácil de utilizar. Antes era preciso escolher a versão exata do carro no meio de centenas ou milhares, agora você pode escolher o Ano do Modelo e só depois escolher a Versão daquele ano.

A busca por carros a venda também mudou totalmente. Além de uma nova "cara", as respostas estão mais rápidas e com elementos de filtro melhores. Já na página do anúncio específico, o usuário consegue ligar para o anunciante com apenas 1 toque, e as fotos foram otimizadas para carregar mais rápido.

O serviço de anúncio de carro também sofreu refações. O formulário de publicação ficou mais fácil, seguindo mesma lógica da Fipe (acima), reduzindo as possibilidades de erros e aumento a produtividade.

Salão do Carro apresenta nova identidade e novo site
(aplicação da nova marca)

Pisando no acelerador

Para realizar o trabalho completo de User Experience (UX), foi necessário também trabalhar nos sistemas e servidores que alimentam o site.

"Nossa equipe esteve focada por alguns meses em reestruturar o banco de dados, acelerar a entrega destes dados e obter uma melhoria considerável em tempo de resposta", reforça Feitosa, que continua: "Hoje o tráfego mobile já é muito superior ao desktop. Todo esse trabalho em melhorar a performance, foi pensando também nesse público dos dispositivos móveis. Quem ganha com isso é o usuário, que terá interfaces melhores e mais rápidas".

O que vem a seguir?

Nos últimos meses, o portal coletou diversos feedbacks de usuários. São mais de 30 melhorias que estão em desenvolvimento.

"Aqui nós seguimos o lema de 'melhoria contínua'. Queremos oferecer os melhores serviços para quem vai comprar ou vender seu carro", afirma o fundador da empresa.

O portal de Motos e Caminhões também ganhará uma nova versão em breve.

Sobre a empresa

Fundado em 2012, o Salão do Carro se tornou um portal de serviços apenas no ano de 2014. Daí em diante, vem se consolidando como um dos maiores portais de classificados de veículos do Brasil, com mais de 2,5 milhões de acessos mensais.

A empresa já investiu mais de R$ 1,5 milhão na implantação e melhoria de serviços. O portal registra um crescimento médio de 20% ao ano, gera mais de 1.500 negociações por mês e conta com mais de 650.000 usuários cadastrados, entre particulares e revendedores.