O Salão do Carro, portal de classificados de veículos, lançou na última quarta-feira (12) seu novo site. Além disso, apresentou sua nova identidade visual.

Foram feitas diversas mudanças, não só visuais, mas de sistema, performance e usabilidade. A seguir você confere o que mudou e o que está previsto para os próximos meses.

Nova identidade ;-)

Antes, a marca que levava o endereço do site (salãodocarro.com), agora está descrita como "Salão do Carro". Além da mudança textual, a marca ganhou uma tipografia mais amigável e alegre (que acompanha todo o site agora).

"Essa mudança visa a melhor legibilidade e fixação da marca por parte dos usuários", afirma Ciro Feitosa, Fundador e CTO. 

Veja o antes e depois:

Salão do Carro - Antigo Logo(antes) Salão do Carro - Novo Logo(depois)

Interfaces

Diversas telas do site foram reformuladas. "Nós reavaliamos todas as seções do site, uma a uma, afim de melhorar a interface e respostas para o usuário", ressalta Feitosa.

A pedido dos nossos usuários, por exemplo, a Tabela Fipe passou por uma grande mudança e está bem mais fácil de utilizar. Antes era preciso escolher a versão exata do carro no meio de centenas ou milhares, agora você pode escolher o Ano do Modelo e só depois escolher a Versão daquele ano.

A busca por carros a venda também mudou totalmente. Além de uma nova "cara", as respostas estão mais rápidas e com elementos de filtro melhores. Já na página do anúncio específico, o usuário consegue ligar para o anunciante com apenas 1 toque, e as fotos foram otimizadas para carregar mais rápido.

O serviço de anúncio de carro também sofreu refações. O formulário de publicação ficou mais fácil, seguindo mesma lógica da Fipe (acima), reduzindo as possibilidades de erros e aumento a produtividade.

Salão do Carro apresenta nova identidade e novo site
(aplicação da nova marca)

Pisando no acelerador

Para realizar o trabalho completo de User Experience (UX), foi necessário também trabalhar nos sistemas e servidores que alimentam o site.

"Nossa equipe esteve focada por alguns meses em reestruturar o banco de dados, acelerar a entrega destes dados e obter uma melhoria considerável em tempo de resposta", reforça Feitosa, que continua: "Hoje o tráfego mobile já é muito superior ao desktop. Todo esse trabalho em melhorar a performance, foi pensando também nesse público dos dispositivos móveis. Quem ganha com isso é o usuário, que terá interfaces melhores e mais rápidas".

O que vem a seguir?

Nos últimos meses, o portal coletou diversos feedbacks de usuários. São mais de 30 melhorias que estão em desenvolvimento.

"Aqui nós seguimos o lema de 'melhoria contínua'. Queremos oferecer os melhores serviços para quem vai comprar ou vender seu carro", afirma o fundador da empresa.

O portal de Motos e Caminhões também ganhará uma nova versão em breve.

Sobre a empresa

Fundado em 2012, o Salão do Carro é um dos maiores portais de classificados de veículos do Brasil, com mais de 2 milhões de acessos mensais.

A empresa já investiu mais de R$ 1,2 milhão na implantação e melhoria de serviços, desde então. O portal registra um crescimento médio de 20% ao ano, gera mais de 1.500 negociações por mês e conta com mais de 600.000 usuários cadastrados, entre particulares e revendedores.