Todo bom motorista tem aquele conhecido que pode ser considerado como o seu mecânico de confiança. Mas o que o mercado percebeu há um bom tempo é que existe um bom nicho dentro destes motoristas que simplesmente não gostam de ter que ir naquelas oficinas da esquinas. Geralmente são ambientes escuros, sujos, que não passam confiança, pelo menos em um primeiro momento. Cada vez mais as pessoas procuram excelência no atendimento e conforto em qualquer serviço que utiliza, inclusive na hora da manutenção do seu carro.

Oficinas mais modernas tiram clientes dos mecânicos tradicionais

Mas uma nova abordagem deste mercado está se espalhando rapidamente pelo Brasil e atraindo muitos clientes, que são os grandes centros de atendimentos de seguradoras e das próprias concessionárias. Estes espaços são completamente diferentes das tradicionais oficinas que grande parte dos motoristas mais antigos estão acostumados a frequentar. São geralmente ambientes muito mais receptivos, onde o motorista não tem nenhum contato com a parte onde o serviço sujo realmente acontece. A pessoa geralmente fica dentro de um ambiente climatizado, tomando um cafezinho e lendo uma revista, enquanto a manutenção do carro é realizada. Além disso grande parte destes locais também estão equipados com TV de LCS, conexão de internet Wi-Fi e até mesmo cadeiras de massagem em alguns casos. Isso quando a pessoa precisa esperar no local, logicamente, porque muitos dos serviços podem ser agendados, tanto na hora de dar a entrada do veículo quanto na hora da retirada.

Os nomes acabam variando de acordo com a seguradora que foi contratada pelo motorista. Por exemplo, o serviço deatendimento ao motorista da SulAmérica seguros se chama C.A.S.A. (Centro Automotivo de Super Atendimento). Segundo a empresa, estes grandes centros oferecem diversas facilidades para seus clientes que estão procurando um local realmente mais interessante do que as oficinas convencionais. Além da comodidade que os motoristas sentem ao chegar no local, afinal de contas o atendimento é um dos pontos fortes do local, ainda por cima os motoristas tem a sua disposição uma série de atrativos dentro do espaço caso tenham que esperar no local até que todos os serviços que devem ser feitos no seu carro estejam pronto. Além disso, estes grandes centros também funcionam como um facilitador na hora de conseguir atendimento relacionados ao seguro.

Oficina modernaPor exemplo, se a pessoa sofre algum acidente com seu veículo, todos os procedimentos podem ser feitos dentro destes centros, com todo o conforto possível. Mas o que realmente tem chamado a atenção dos motoristas são os serviços extras que são oferecidos nestes mesmos locais. Por exemplo, os motoristas que desejam fazer alguns serviços preventivos no seu carro, como alinhamento, balanceamento e também compra de pneus também podem utilizar o C.A.S.A. e ainda por cima ganhar 50% de desconto em cima dos valor de tabela dos serviços. Alguns serviços também podem ser feitos totalmente de graça, como troca de peças que são compradas no local e checagem de itens de segurança. Como a ideia é realmente ser um centro de facilidades para os motoristas, a ideia é também reunir uma série de parceiros para outros serviços que os clientes possam precisar, como locação de veículo, reparo de vidros, lanternas e faróis, vistoria prévia, instalação de rastreador, entre outros.

O que realmente chama atenção das pessoas que vão pela primeira vez neste tipo de centro e que estão acostumados com as oficinas mais convencionais é que o ambiente realmente não parece em nada com um centro de reparos de carros. O piso das oficinas, mesmo dos locais onde acontecem os reparos dos carros, são extremamente limpos, e é possível ver pessoas limpando o chão diversas vezes no dia. Além disso, segundo os motoristas que frequentam estes locais, o que realmente chama a atenção é a transparência com o que acontece o serviço. Ou seja, as pessoas dentro destes locais se sentem mais a vontade e até mesmo conseguem confiar mais nos diagnósticos e procedimentos que são realizados nestes centros do que nas oficinas mais tradicionais. Sinal que uma das poucas vantagens dos mecânicos convencionais também está conseguindo ser revertida pelos grandes centros.

Foram feitas algumas pesquisas com os motoristas que estavam recebendo atendimento nestes centros e algo que realmente é muito elogiado pelos motoristas é justamente o fato dos profissionais e o estabelecimento deixar as pessoas mais a vontade. Muitos motoristas lembram que alguns estabelecimentos impedem que o motorista acompanhe o que está sendo feito com o seu carro, impedindo que eles entrem dentro das oficinas. Isso geralmente não acontece nestes grandes centros, que tem uma politica bem rígida relacionada a deixar sempre os motoristas a vontade para fazerem o que quiserem, inclusive se desejarem acompanhar ao lado dos profissionais tudo o que está sendo feito com o seu carro.