As marcas Opel e Vauxhall, que anteriormente eram controladas pelo grupo Chevrolet, foram compradas pela PSA. O negócio foi antecipado pela Reuters na sexta-feira da semana passada, e confirmada pelo grupo nesta segunda-feira. A PSA convocou uma coletiva de imprensa para comunicar aos jornalistas sobre a aquisição e as mudanças que vão acontecer na estrutura da empresa.

Opel e Vauxhall são compradas pela PSA

Os dados revelados afirmam que a compra foi feita por um montante de 2.2 bilhões de euros, incluindo 900 milhões de euros que foram utilizados também para a compra do Banco GM. O acordo prevê também que seis fábricas de montagem, cinco unidades e plantas de componentes e um centro de engenharia também devem ser adquiridos na Alemanha.

O grupo PSA também afirma que deve fazer uma série de ajustes na linha de fabricação da Opel, que conta com alguns modelos que podem acabar se tornando bastante interessantes para a estratégia do grupo de uma forma geral, mas que ainda sofrem com uma baixa margem de lucros. Um dos principais fatores são os custos elevados envolvidos na produção de determinados carros da montadora, uma vez que a mão de obra é mais cara em países como Alemanha, Espanha e Reino Unido.

A formação de um conglomerado empresarial ainda maior através da compra das fábricas pela PSA deve ter um impacto nas finanças das empresas envolvidas também. Os números revelados pela PSA durante a aquisição afirmam que a economia será de aproximadamente 2 bilhões de euros por ano.

Após a aquisição, a PSA deve se tornar o segundo maior grupo automotivo da Europa, uma vez que o grupo deve alcançar um total de 17% do mercado, ficando atrás apenas da Volkswagen.

Impacto no Brasil

Opel e Vauxhall são compradas pela PSA

A compra deve acabar sendo refletida no mercado brasileiro, de acordo com a análise de alguns especialistas. Vale lembrar que até o momento, nenhuma das marcas que fazem parte do grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS) conseguiu se estabelecer no Brasil em determinados segmentos, tais como os de sedãs e hatchbacks médios.

Já a Opel – Chevrolet consegue ter algumas marcas fortes no Brasil, tais como o Vectra e também o Astra. Outra marca que fez bastante sucesso nos compactos foi o Corsa, que também começaria a fazer parte da gama de marcas da PSA.