Depois que foram divulgadas as listas com os carros nacionais mais vendidos aqui no Brasil, chegou o momento da divulgação de outra lista dos mais vendidos, mas desta vez referente as carros importados (veja a lista). O levantamento é feito de forma diferente porque os carros nacionais que são vendidos no Brasil acabam tendo um controle mais rápido dos órgãos competentes, enquanto que os carros importados dependem também das informações que são repassadas pelas entidades estrangeiras e também pelas próprias empresas.

Os Importados mais vendidos de 2012

Uma curiosidade relacionada a venda de carros importados no Brasil durante o ano de 2012 é que os números não conseguiram acompanhar o crescimento da venda dos carros de um modo geral no Brasil. Apesar de muitas montadoras terem registrado prejuízos e queda nas vendas no mercado estrangeiro, aqui as que trabalham com carros nacionais conseguiram ter bons resultados. Mas isso não foi o que aconteceu com os modelos importados aqui no Brasil. Este está sendo considerado o pior dos últimos 22 anos para o segmento de carros vindos de outros países no Brasil de acordo com Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), que reúne todas as marcas que vendem carros aqui mas que não possuem fábrica no Brasil.

De acordo com as informações divulgadas sobre o desempenho dos carros importados aqui em nosso País, o recuo foi de 35,2% comparado ao total de vendas do ano de 2011. Isso pode representar um maior cuidado por parte das empresas importadoras nos lançamentos de futuros importados aqui no País. E as projeções para este ano falando especificamente na venda dos importados também não é muito animadora, já que a tendência é que as vendas continuem caindo. Isso porque o Governo brasileiro está colocando em prática um pacote de incentivo a produção nacional que deixará a importação de veículos ainda mais cara, enquanto que os preços dos carros nacionais poderão cair.

E o motivo desta queda deste ano também já pode ser creditado em boa parte ao governo federal que acabou aumentando em 30 pontos percentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (o famoso IPI) para os carros vindos de outros países. Estas condições, juntando com a queda dos impostos dos carros nacionais também acabaram servindo como fator decisivo para os consumidores deixarem de investir nos importados. De acordo com as informações repassadas pela Abeiva, o número de emplacamentos de carros nacionais durante o ano de 2012 foi de 129.205, sendo que no ano de 2011 o número foi de 199.366.

Mais vendidos

Na briga pelo mercado brasileiro no segmento de veículos importados quem acabou se dando bem foi a Kia com o seu Sportage que conseguiu alcançar o posto de carro importado mais vendido do Brasil com 9.137 unidades ao longo de 2012, sendo que apenas no mês de dezembro a marca registrou um total de 782 de unidades vendidas. O carro da categoria Suv acabou ganhando algumas novidades este ano com o lançamento de uma versão com motor Flex de 2.0 que também acabou ganhando mais potência, chegando aos 178 cavalos. Nem o preço do carro que ficou um pouco mais caro, partindo da versão mais básica dos R$ 90,9 mil, acabou assustando os consumidores que forma as compras em busca de um carro importado para a família toda.

Jac J3

O carro que aparece na segunda colocação também pode ser considerado um fenômeno de vendas da marca Jac aqui no Brasil. O J3 conseguiu se sair muito bem nas concessionárias durante o ano passado, atingindo a marca das 8.123 unidades vendidas a longo do ano. Mas a preocupação é que o carro começou ano sendo vendido muito bem mas acabou chegando ao final vendendo pouco. Em dezembro, foram registradas as vendas de apenas 403 unidades no Brasil inteiro. A Jac pretende consolidar ainda mais sua marca no Brasil com a construção de uma fábrica no país.

Chery QQ

O terceiro carro que aparece na lista dos mais vendidos no Brasil é o Chery QQ que conseguiu atingir a marca das 7444 unidades vendidas no ano de 2012, sendo que em dezembro a marca também acabou registrando uma queda nas vendas, com apenas 129 unidades vendidas.

Confira a lista com os 10 carros importados mais vendidos em 2012:

10 carros importados mais vendidos em 2012
Posição Modelo Unidades vendidas
1 Kia Sportage 9.137
2 Jac J3 8.123
3 Chery QQ 7.444
4 Kia Cerato 7.148
5 Kia Sorento 6.194
6 Kia Picanto 5.994
7 Kia Bongo 5.868
8 Jac J3 Turin 5.006
9 Suzuki Gran Vitara 4.441
10 Land Rover Evoque 4.139