O governo do estado da Paraíba divulgou nesta semana o calendário referente ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2018. As informações foram publicadas pela Secretaria de Estado da Receita no Diário Oficial Eletrônico (Doe), edição da última segunda-feira, dia 11.

Paraíba divulga seu calendário para pagamento do IPVA 2018

De acordo com as informações que foram divulgadas pelos órgãos competentes, todas as regras para o pagamento do tributo do ano de 2017 estarão vigentes para o ano de 2018. Portanto, segue sendo oferecido um desconto de 10% na cota única à vista, bem como parcelamento em até três vezes e o calendário ampliado nos dozes meses do ano.

O governo do estado informou também que houve uma redução, para o ano de 2018, na média dos valores que serão pagos referentes ao IPVA. A queda ficou em 2,89% quando comparada com os valores pagos no ano de 2017. A redução nos pagamentos do imposto se dá principalmente pela depreciação da frota que atualmente circula pelo Estado, e demonstra que houve uma queda na quantidade de veículos novos sendo adquiridos.

Paraíba divulga seu calendário para pagamento do IPVA 2018

Para o pagamento do imposto, os donos de carros terão um calendário ampliado para o ano de 2018. De acordo com a secretaria responsável pela arrecadação dos impostos, a data limite para o pagamento das parcelas será sempre o último dia útil de cada mês, no período de janeiro a outubro.

O calendário vai seguir basicamente de acordo com a numeração da placa do carro. Os donos de carros com placa cujo final é 1, por exemplo, terão como data limite para o pagamento do imposto o dia 31 de janeiro de 2018. Já os donos de carros cujo final da placa é 2 terão que efetuar o pagamento até o dia 28 de fevereiro. Os donos de carros que tiveram a placa cujo final é 3 terão que efetivar o pagamento no mês de março, até o dia 28 deste mês. Assim segue até o mês de outubro.

Em relação ao parcelamento, o contribuinte terá três opções diferentes de pagamento do IPVA. A cota única do pagamento à vista terá o desconto de 10%. Além disso, os donos dos carros ainda poderão escolher entre parcelar o pagamento em três vezes sem juros ou ainda efetivar o pagamento total do imposto ao final do terceiro mês.