Mais uma grande cidade da Europa está oficialmente decretando um prazo para que os veículos movidos a gasolina e diesel acabem, pelo menos localmente. Paris planeja banir de uma vez por todas os carros que se utilizam dos combustíveis fósseis até o ano de 2030. As informações foram confirmadas pela administração da capital francesa.

Paris define prazo para acabar com carros movidos a gasolina e diesel

Com isso, a cidade de Paris deverá começar a acelerar os planos e as estratégias para acabar com a poluição decorrente dos canos de escapamento dos carros que se utilizam de gasolina e de diesel para se movimentar. Vale lembrar que Paris é uma das cidades que se vê obrigada a proibir temporariamente a circulação destes carros em virtude basicamente dos altos picos de poluição atmosférica.

De acordo com o comunicado divulgado pela prefeitura de Paris, o França já havia estabelecido o prazo de 2040 como meta para que os carros dependentes de combustíveis fósseis parassem de circular. Mas a prefeitura decidiu antecipar os prazos para Paris justamente pelos devidos problemas causados pela grande concentração de carros poluentes na mesma região.

"Trata-se de planejar para o longo prazo com uma estratégia que reduzirá os gases de efeito estufa", disse Christophe Najdovski, autoridade responsável pelas políticas de transporte do escritório da prefeita Anne Hidalgo. A autoridade lembrou ainda que o transporte acaba sendo como um dos maiores produtores de gases de efeito estufa.

Paris define prazo para acabar com carros movidos a gasolina e diesel

Apesar da meta ter sido jogada para o ano de 2030, a prefeitura de Paris deverá realizar uma série de ações até o ano de 2024 para reduzir a quantidade de poluentes na atmosfera, uma vez que neste ano a capital francesa vai sediar os Jogos Olímpicos.

Já há alguns anos a prefeitura de Paris vem adotando uma série de medidas com o foco em reduzir consideravelmente a quantidade de carros circulando pelas ruas da cidade. Uma das mais polemicas foi a criação de zonas proibidas à circulação de carros, dias sem carros e multas para motoristas que entrarem na cidade dirigindo veículos com mais de 20 anos.

Essas medidas acabaram fazendo com que muitos parisienses deixassem de ter carros, dando preferência para a circulação no transporte público.