Com a chegada das festas de fim de ano, também chegam as preocupações para com as contas e despesas do início do próximo ano, com uma especial atenção para com os impostos, que no Brasil são muitos.

E um dos impostos que mais preocupa os contribuintes brasileiros é o IPVA, que é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, voltado para quem é proprietário de veículos.

Para os contribuintes paulistas, a boa notícia é que eles já podem realizar a consulta ao IPVA 2015 de veículos que estão registrados no Estado de São Paulo, podendo consultar o valor, além de também já poder efetuar o pagamento.

Onde fazer a consulta?

Paulistas já podem consultar o IPVA 2015

Para os contribuintes paulistas proprietários de carros registrados no Estado de São Paulo, a consulta do valor do IPVA 2015 já pode ser feita, bem como o seu pagamento, sendo possível visualizar o valor do imposto.

Esta consulta poderá ser feita das seguintes maneiras: por intermédio de caixas eletrônicos, diretamente nas agências bancárias ou pelo internet banking da instituição de preferência.

Com pequenas diferenças de visualização de banco para banco, o fato é que as informações mais básicas estarão presentes, portanto, o contribuinte terá totais condições de se programar melhor.

Por fim, também é possível realizar a consulta diretamente no site da Secretaria da Fazendo do Estado de São Paulo, onde é possível visualizar o valor do imposto de modo objetivo e prático.

Nesta página, bastará clicar na opção “Consulta Valor Venal para o IPVA de 2015”, digitando depois disto o código de IPVA e o ano de fabricação do veículo em questão.

As diferenças para quem pesquisa pelos bancos e para quem pesquisa diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo reside no fato de que nos bancos é possível visualizar o valor a ser pago, enquanto que na Secretaria, é possível ver apenas o valor venal.

Paulistas já podem consultar o IPVA 2015

Para pagar

Já foi habilitada a opção que permite aos bancos receber o pagamento do IPVA 2015, portanto, para os contribuintes que já dispõem do dinheiro para efetuar o pagamento, ele já poderá ser feito normalmente.

A vantagem para quem desejar pagar o valor total ainda em dezembro é que há um desconto de 3% do valor total do imposto, que é concedido para quem faz o pagamento à vista.

Esta vantagem pode ser interessante para quem deseja economizar um pouco com o pagamento do IPVA 2015.