A redução na venda de carros, algo que pode ser visto não apenas no Brasil mas também em outros países ao redor do planeta, geralmente é vista como uma consequência da crise econômica. Mas algumas pesquisas afirmam que existem mudanças de comportamento dos consumidores que também podem ajudar a entender os motivos que levam a redução na compra de veículos particulares.

Pesquisa afirma que jovens estão reavaliando a necessidade da compra de carro

De acordo com uma pesquisa feita recentemente pela empresa de auditoria Deloitte, 55% dos jovens pesquisados, que pertencem à geração Y e Z, afirmaram que estão revendo a necessidade de comprar um carro. E o principal motivo é a Ascenção dos serviços de aplicativos de carona, tais como o Uber e o Cabify.

Os dados da pesquisa afirmam que 43% das pessoas que foram questionadas disseram que se utilizam frequentemente dos chamados apps de carona. E a tendência aumenta quando o recorte da pesquisa leva em consideração apenas a opinião dos consumidores mais jovens. Neste caso, 62% afirmam que ter um veículo pode ser algo dispensável.

Outro dado apontado pela pesquisa, e que de uma certa forma acaba indo de encontro ao que a indústria achava até o momento, é o fato de que os consumidores mais jovens brasileiros não estão tão dispostos a investir dinheiro na compra de veículos mais caros em virtude dos acessórios e dos recursos tecnológicos.

Pesquisa afirma que jovens estão reavaliando a necessidade da compra de carro

Na pesquisa feita no ano de 2014, os consumidores estavam dispostos a gastar R$ 5.951, em média, para comprar carros com mais tecnologia. Mas este valor despencou para R$ 1.995 na última edição da pesquisa. Dentre os sistemas que são mais importantes para os pesquisados estão sistemas de segurança, como reconhecimento de objetos na via para evitar colisões.

Essa tendência vem sendo observada em outros países também. Os mais jovens estão preferindo contar com os serviços de apps do que ter um carro. Diversos estudos demonstram que manter um veículo acaba saindo mais caro do que se utilizar destes sistemas alternativos de transporte.