Uma pesquisa realizada recentemente por especialistas da fabricante de antivírus Kaspersky Lab revelou que alguns dispositivos utilizados para carregar veículos elétricos podem acabar causando problemas em toda a rede elétrica da vítima. Seria uma brecha de segurança que poderia ser facilmente explorada por pessoas que possuem conhecimento avançado em tecnologia.

Pesquisa aponta que falha em carregador de veículos elétricos pode prejudicar rede elétrica

O problema estaria localizado na interface de controle remoto do dispositivo, que permite controlar a velocidade da carga através de um aplicativo, geralmente fornecido pela própria montadora do veículo.

O estudo conduzido por Dmitry Sklyar se concentrou no ChargePoint Home, um carregador fabricado pela ChargePoint, que já corrigiu as vulnerabilidades encontradas. Porém, com a possibilidade de que outros dispositivos "inteligentes" tenham problemas semelhantes, a Kaspersky Lab levantou a questão: será que vale a pena correr riscos apenas para controlar remotamente um carregador?

O responsável pelo teste afirmou que foi uma “sorte” ter encontrado o problema concentrado em uma fabricante que acabou reagindo bem aos resultados da pesquisa e foi rápida ao solucionar a brecha de segurança. Mas os pesquisadores estão preocupados, pois essa é uma falha que pode estar presente e em outros dispositivos também.

Pesquisa aponta que falha em carregador de veículos elétricos pode prejudicar rede elétrica

Foram divulgados mais detalhes sobre o funcionamento dos dispositivos. No caso do que foi utilizado para os testes, ele conta com uma placa com processador e armazenamento, onde é executada uma versão reduzida do sistema operacional Linux. Esse sistema é responsável pela comunicação e recepção dos comandos dados pelo usuário.

Segundo os profissionais que estavam diretamente envolvidos nos testes, o grande problema encontrado foi em um servidor web que também estava presente no dispositivo. Ele podia receber determinados comandos e tinha um sistema de autenticação que era considerado falho. Dessa forma, se tornava mais fácil para que qualquer pessoa conectada à mesma rede de Wi-FI do aparelho conseguisse enviar comandos e até de enviar programas específicos para serem executados pela unidade.

Os testes revelaram que poderia ser possível até mesmo controlar a corrente utilizada na carga, e isso poderia sobrecarregar a rede elétricas utilizada para carregar o carro, desarmando o disjuntor, queimando um fusível ou até mesmo danificando outros equipamentos ligados através do superaquecimento dos fios.