Qual é sua cor predileta? E quando estamos falando de carros, esse gosto acaba influenciando na compra? Pois a Nissan fez uma curiosa pesquisa na Europa, com o objetivo de entender um pouco melhor sobre as escolhas feitas pelos consumidores quando o assunto é justamente a cor do automóvel comprado.

Pesquisa revela que donos de carros não conseguem acertar na cor do veículo

Um dos resultados que foram pinçados do resultado final da pesquisa é de que a grande maioria das pessoas acabam realmente errando quando o assunto é cor dos carros. Mais precisamente 86% dos participantes acabam não escolhendo a cor que realmente gostariam na hora da compra.

Hoje em dia a indústria automobilística disponibiliza uma vasta game de opções na hora da compra de carro, sendo que as escolhas acabam sendo muito mais difíceis do que há algumas décadas atrás. Em relação as cores dos carros essa também pode ser considerada uma verdade, uma vez que cresce a quantidade de veículos que disponibiliza opções de personalização, por exemplo.

Mas a pesquisa mostra que os consumidores, de um modo geral, ainda podem ser considerados bastante conservadores quando o assunto é cor de carro.  Foram levados em consideração alguns estudos que fazem uma relação direta entre a personalidade das pessoas e as cores que acabam sendo associadas para cada perfil.

Pesquisa revela que donos de carros não conseguem acertar na cor do veículo

O resultado mostra que, seguindo os traços da sua personalidade, cerca de um terço das pessoas deveria ou gostaria de ter escolhido cores mais chamativas na hora da compra do carro, como laranja ou amarelo, ao invés das cores mais tradicionais, como cinza e preto.

A técnica utilizada na pesquisa, que foi desenvolvida através de uma parceria entre a Nissan e Karen Haller, que se tornou uma verdadeira autoridade na área de psicologia da cor, apresentou alguns outros resultados interessantes e que estão diretamente relacionadas as cores dos carros.

Em cerca de 86% dos casos, as cores dos carros não combinavam, em nada, com a personalidade dos donos. Na hora de escolher as cores mais conversadoras, essa acaba sendo a opção de cerca de dois terços dos compradores. Além disso, 38% dos pesquisados acabam tendo carros das cores cinza ou pretos.