Uma pesquisa que foi realizado dentro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) mostra que o horário em que as pessoas vão até o posto para abastecer o seu veículo pode acabar fazendo a diferença em relação as perdas de combustível. Essas perdas basicamente estão relacionadas ao combustível que saem das bombas e que efetivamente conseguem chegar até o tanque de combustíveis.

Pesquisa da UFCG afirma que horário que o veículo é abastecido influencia perda de combustível
Pesquisa da UFCG afirma que horário que o veículo é abastecido influencia perda de combustível / Créditos: Reprodução

De acordo com as conclusões do estudo que foi feito pela Universidade, as pessoas que abastecem nos horários mais quentes do dia acabam perdendo quantidade real de combustível. E a culpa não é do frentista e nem da bomba, mas sim da temperatura do dia no momento de abastecer.

Os estudos foram realizados no laboratório experimental do curso de Engenharia Mecânica da UFCG, que é responsável pelos testes de qualidade dos combustíveis vendidos na região de Campina Grande e Sertão da Paraíba.

A pesquisa mostra que a temperatura acaba interferindo diretamente na quantidade real do combustível.  Os testes acabaram sendo feitos com amostras de gasolina e álcool colhidas em postos de combustíveis em horários diferentes, sendo que uma coleta foi realizada entre 12h e 14h e outra após as 19h.

Pesquisa da UFCG afirma que horário que o veículo é abastecido influencia perda de combustível
Pesquisa da UFCG afirma que horário que o veículo é abastecido influencia perda de combustível / Créditos: Reprodução

“Realizamos coleta do litro de gasolina e etanol, verificamos a temperatura do ambiente e a temperatura do combustível. Depois, com um densímetro fizemos a leitura da massa específica”, disse o engenheiro mecânico João Manoel Oliveira.

O resultado mostra que abastecer o veículo nos horários mais quentes do dia pode acabar causando perdas de quase 400 ml a cada 50 litros de gasolina. No caso do álcool, a perda acaba sendo um pouco menor, cerca de 250 ml a cada 50 litros do combustível. Portanto, em ambos os casos é mais recomendado que as pessoas escolham os horários menos quentes do dia para abastecer.

O doutor em engenharia mecânica Marcelo Grilo, responsável pela pesquisa, explica que quando o combustível está quente o volume de combustível que vai passar pela bomba será sempre o mesmo, mas o peso diminui. Ele afirma também que o mais correto seria vender a massa do combustível, por kg, assim como acontece com o botijão de gás, por exemplo.