A Petrobras confirmou que os preços dos combustíveis serão reduzidos na refinaria. O comunicado foi feito nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, tendo validade já a partir desta sexta-feira, dia 27. De acordo com as informações que foram divulgadas pela estatal, a gasolina vai baratear 1,4% e o Diesel terá uma redução de 5,1%.

Petrobras anuncia redução do preço da gasolina nas refinarias

A empresa também divulgou os motivos que levaram a decisão de reduzir os preços dos combustíveis na refinaria. O principal motivo foi o efeito da valorização do real desde a última revisão de preços. Além disso, a empresa informou que decidiu reduzir os preços em virtude de ajustes na competitividade da Petrobras, bem como pela redução dos preços dos derivados nos mercados internacionais.

A Petrobras afirma também que espera que estes reajustes sejam repassados ao consumidor, mas lembra que não pode garantir isso, uma vez que os comerciantes nos pontos de abastecimento acabam tendo a liberdade de definir o preço da venda para os clientes finais. Caso isso aconteça, o preço da gasolina poderá cair 0,4%, o que daria algo em torno de R$ 0,02 por litro. Já o Diesel deve ser reduzido em 2,6%, R$ 0,08 por litro.

Nova politica

Petrobras anuncia redução do preço da gasolina nas refinarias

Esta queda nos preços acaba fazendo parte de uma nova política de revisões de preço que foi anunciada pela Petrobras em outubro do ano passado. A nova política afirma que a cada 30 dias a Petrobras deverá fazer uma reavaliação de todos os preços cobrados no mercado. Essa reavaliação deve levar em consideração uma série de fatores, incluindo cambio e o preço cobrado pelo barril de petróleo.

Mas a nova política não garante que sempre exista uma queda no preço dos combustíveis, uma vez que em dezembro a reavaliação fez com que o preço da gasolina aumentasse 8,1% e o diesel 9,5%.