A Petrobrás anunciou ao longo desta terça-feira, dia 22, que vai reduzir os preços dos combustíveis, tanto do diesel quanto da gasolina, nas refinarias. De acordo com o comunicado que foi divulgado pela estatal, a decisão terá validade já a partir de quarta-feira, dia 23.

Petrobrás anuncia redução dos preços dos combustíveis a partir desta quarta-feira

O comunicado foi divulgado depois que uma onda de manifestações e protestos, encabeçadas principalmente pelos caminhoneiros, se espalho pelo Brasil, sendo registrada em, pelo menos, 19 Estados. As manifestações aconteceram depois de dois aumentos consecutivos nos preços tanto do diesel quanto da gasolina nesta semana.

O comunicado divulgado pelas Petrobras afirma que o preço do diesel será reduzido em 1,54%, passando para 2,3351 nas refinarias. Este será o primeiro corte nos preços anunciados pela Petrobras no diesel desde o dia 12 de maio. Já a gasolina terá o seu preço reduzido em 2,08%, passando para 2,0433 o litro nas refinarias. No caso da gasolina, é a primeira redução de preços desde o dia 3 de maio.

Presidentes da Câmara e do Senado anunciam acordo

Petrobrás anuncia redução dos preços dos combustíveis a partir desta quarta-feira

Ainda como resposta para as manifestações em relação ao aumento dos combustíveis, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), anunciaram que chegaram a um acordo com o governo federal para tentar reduzir o impacto do aumento dos combustíveis para o consumidor.

De acordo com os representantes das casas, o governo teria concordado em reduzir tributos que acabam incidindo sobre os combustíveis. Em troca, o Congresso deverá aprovar o projeto da reoneração da folha de pagamentos prevendo que os recursos provenientes do texto sejam utilizados para compensar a perda da arrecadação.

No caso do Diesel, a proposta seria zerar a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O governo também estuda uma possível redução na cobrança de PIS-Cofins tanto sobre a gasolina como diesel.