Esta quarta-feira, dia 30 de janeiro, marcou o início da fabricação do hatch 208 da Peugeot na planta localizada na cidade de Porto Real, estado do Rio de Janeiro. O carro já havia sido apresentado aos consumidores brasileiros durante o último Salão de São Paulo, que aconteceu no mês de outubro do ano passado. De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora durante o evento que marcou o início da produção dos carros, o veículo deverá estar disponível nas concessionárias a partir do mês de abril. O carro também está sendo considerado como um importante elemento na busca pela recuperação das perdas que a montadora acumulou ao longo de 2012.

Peugeot 208 começa a ser produzido no Brasil

Durante o evento que aconteceu na unidade da montadora durante esta quarta-feira, o presidente da PSA no Brasil e também na América Latina, Carlos Gomes, declarou que somente este ano os planos da montadora é fazer 55 mil unidades do 208, sendo que todas estes carros serão vendidos apenas na América Latina. Além disso, a montadora também está investindo no aumento da sua frente de vendas no Brasil, sendo que o número de pontos aumentarão dos atuais 171 para 181 até o final do ano.

Mas para quem já está curioso para saber o preço deste lançamento no Brasil a montadora declarou que vai fazer segredo em relação a valores pelo menos até o mês de março. Provavelmente no dia 20 a Peugeot vai fazer algum evento para marcar o início das venda efetivas do carro, aí sim o consumidor vai saber quanto o lançamento da montadora vai custar, bem como a quantidade de carros que serão colocados a venda neste primeiro lote. O motivo do mistério, de acordo com a própria montadora, é que ainda existe uma indefinição relacionada ao IPI que será cobrado.

Carros com mudanças

A fábrica que está iniciando suas operações no Brasil esta semana que vai trabalhar produzindo o novo carro da Peugeot é a única fora do continente Europeu que terá a unidade de montagem deste lançamento. O investimento total que foi feito até o momento para que a linha de produção comece a funcionar fica em torno dos R$ 800 milhões. Por conta do lançamento, a linha de montagem foi incrementada com 83 robôs, segundo Gomes.

Apesar do 208 ser um lançamento futuro no Brasil, o carro já circula por diversos países da Europa desde o ano passado. Mas de acordo com as informações que já haviam sido confirmadas durante a última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o carro que será produzido no Brasil passou por algumas modificações em relação ao modelo original que está sendo vendido na Europa. As principais modificações estão relacionadas ao design do veículo que realmente acabou ficando um pouco diferente.

A frente do carro que está sendo feito no Rio de Janeiro, por exemplo, o consumidor que comparar com as imagens do modelo Europeu vai conseguir perceber que está mais alto do que o modelo europeu, sendo que a montadora justifica dizendo que as estradas brasileiras acabam tendo mais lombadas, e que a modificação teria sido feita para que o carro não sinta muito estas elevações na pista. A suspensão também foi adaptada e a grade dianteira é maior para dar mais condições num país tropical. É um carro no gosto do brasileiro.

Durante as falas que aconteceram no evento que marou o início da produção do carro no Brasil a montadora falou também sobre qual é o público alvo que será mirado para a venda do carro. E o 208 está mirando as pessoas entre 25 e 35 anos de idade. Além disso se falou um pouco sobre os concorrentes. Sem citar marcas, o presidente da empresa aqui no Brasil admitiu que o 208 já nasce com pelo menos cinco grandes concorrentes de outras marcas, e que a montadora está investindo para que o carro já chegue ao mercado com condições de disputar os espaços do mercado.

Foram citados alguns diferenciais do carro estão sendo apontados o teto panorâmico, central multimídia touch screen, detalhe em LED na dianteira e um volante menor que o usual. Uma outra informação que foi confirmada pelo presidente da montadora é que o 208 que vai chegar nas concessionárias não vai substituir o 207, que ainda será considerado o modelo de entrada da montadora.
Recuperação nas vendas

O lançamento do 208 está sendo considerado como a grande chance da montadora conseguir recuperar um pouco das vendas que foram perdidas neste ano. De acordo com as informações que foram confirmadas pela montadora, as vendas do grupo durante o ano passado acabaram caindo 16% somente no Brasil. Mas nesse número já está contabilizado o tempo que a montadora parou para adaptar os seus processos para início da produção do 208.