Os números de venda do mercado automotivo este ano se mostraram um tanto quanto contraditórios quando analisados em um cenário global. A indústria dos carros nacionais não tem porque lamentar porque este ano o desempenho das vendas chegou a ser superior ao ano passado. E um dos grandes motivos para que os brasileiros comprassem mais carros este ano foi a estratégia do governo de reduzir o IPI para manter aquecido a economia.

Peugeot amarga queda de 16% nas vendas

Mas se no Brasil o ano foi de boas vendas para o segmento nacional, não podemos falar o mesmo dos carros importados. De acordo com as informações divulgadas pela órgãos responsáveis por estes controles, o ano para as marcas que não possuem fábrica no Brasil foi o pior dos últimos 22 anos de levantamento. E um dos motivos acabou sendo realmente o incentivo que o governo deu para os carros de produção nacional, que acabou incentivando o investimento dos consumidores apenas neste segmento, derrubando a compra dos carros importados.

Além disso, grande parte das montadoras acabaram amargando péssimos resultados em termos de venda nos mercados internacionais. Isso fez com que a comemoração pelos excelentes números conseguidos aqui no Brasil não fossem completas. Isso porque grande parte das montadoras aqui no País, apesar de serem administradas separadas das unidades de outros países, dependem do resultado das montadoras no restante do mundo, especialmente nos países de origem. E como isso não aconteceu o ano ainda está sendo visto com precaução por boa parte destas montadoras.

A Peugeot foi uma das empresas que não conseguiu se recuperar da crise econômica que assolou o continente europeu e acabou vendo suas vendas despencarem no mundo todos durante este ano. E isso fez com que a direção da francesa aqui no Brasil resolvesse tomar algumas atitudes para tentar recuperar o tempo perdido durante o ano inteiro em 2013. A expectativa da montadora é tentar recuperar esta grande fatia de mercado que acabou perdendo. Uma das estratégias que foi anunciada durante o ano é continuar oferecendo sua linha de automóveis com o desconto no IPI que era encontrado no ano passado e que não foi prorrogado para este ano pelo governo federal.

Esvaziando o estoque

208 deverá ser grane aposta da montadora em 2013

A expectativa da montadora é que consiga vender os carros por um preço mais barato pelo menos até terminar com todo o seu estoque disponível ainda nas concessionárias. E a quantidade de carros que acabou ficando para trás da Peugeot é grande, já que seu índice de vendas foi 16% menor do que em 2011. De acordo com as informações que estão sendo divulgadas pela montadora, o modelo 207 de entrada (hatch Blue Lion), por exemplo, pode ser encontrado até por R$ 28.990 – R$ 1 mil abaixo do preço de tabela. Já o 207 Passion (sedã) mais básico se mantém ao preço de R$ 35.900, como em dezembro.

Apesar da montadora estar fazendo este esforço de venda nos carros mais populares e nos modelos de entrada, ela não conseguiu segurar os preços das versões mais completas, que de acordo com os levantamentos realizados já estão sendo vendidos com uma alteração nos preços. Por exemplo, o 07 XR (com ar-condicionado, direção hidráulica e travas elétricas) foi ofertado por no mínimo R$ 32.990, sendo o valor sugerido pela montadora R$ 31.590.

Uma dica para quem está procurando um carro da montador é apostar na compra do 207 porque diversas fontes indicam que o veículo pode ser comprado pelo preço menor do que o que consta na tabela. O motivo seria porque a montador está fazendo uma verdadeira queima de estoque do carro que já não está mais sendo produzido. Nos próximos meses o veículo não será mas encontrado nas concessionárias em virtude da chegada do 208 ao Brasil.

Mas os interessados realmente deverão correr e também dar uma boa pesquisada nas concessionárias, porque existem ainda poucas unidades da versão automática do 207 a venda ainda.

Modelos como o 308 já foram reajustados

A montadora também divulgou que vai manter a picape Hoggar no portfólio da marca, mas com algumas restrições. As versões XR Flex 1.4 e Escapade 1.6 oferecidas são 2011/ 2012. Segundo o vendedor de uma loja na zona leste de São Paulo, os modelos 2012/ 2013 ainda não foram fabricados, pois a fábrica de Porto Real (RJ) está toda voltada para a produção do novo 208.

Projeções 2013

Pelo menos nem todas as informações foram ruins para a montadora, que bateu o recorde de vendas de veículos novos em 2012. Mas mesmo assim a empresa ainda amarga os resultados ruins que teve com a queda no ranking das montadoras que mais vendem aqui no Brasil. No ano de 2011 ela estava ocupando a 10ª posição, e em 2012 caiu para 11ª posição, com o recuo de 16% no volume de vendas em relação a 2011, segundo dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).

A montadora não enfrentou apenas as dificuldades internacionais que acabaram refletindo aqui no Brasil também, mas outro problema enfrentado foi o mercado em si. Durante o ano passado o mercado nacional recebeu uma verdadeira enxurrada de lançamentos de novos carros no País, e isso fez com que a concorrência aumentasse muito especialmente em determinados segmentos.

O modelo 207 da montadora, que está sendo descontinuado, foi o que acabou mais sentindo a força dos demais lançamentos do ano. emplacou 28.393 unidades em 2012, número 23% menor que o alcançado em 2011 - que foi de 36.869 unidades. Por outro lado, o hatch médio 308, lançado em março, até cumpriu bem o seu papel, batendo a meta de 12 mil unidades vendidas.

Agora, em 2013, a montadora está apostando forte no lançamento do 208 aqui no mercado nacional para conseguir consumidores de volta com esta novidade.