A Peugeot anunciou o lançamento de uma versão especial da van Expert movida a hidrogênio. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a versão deve se juntar às versões convencionais a diesel e elétrica a bateria ainda neste ano de 2021, mas somente em alguns países, como na França e na Alemanha.
A van com essa nova opção de combustível segue a estreia de outros modelos, como Opel Vivaro-e Hydrogen (Vauxhall Vivaro-e Hydrogen no Reino Unido), sendo que estes últimos chegarão no começo deste mês. As especificações seguem as mesmas, mas com as orientações para a arquitetura do sistema de célula a combustível de hidrogênio de potência média ditadas pela Stellantis em abril.
A produção destes modelos acontecerá em Valenciennes, França, juntamente com outras versões, e depois concluída no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Rüsselsheim, Alemanha. Tudo isso indica que as produções devem acontecer de forma bastante limitada neste momento, como teste da solução de hidrogênio em algumas frotas em mercados selecionados.
A van movida a hidrogênio terá uma autonomia prevista de mais de 400 km, sendo que o reabastecimento nos tanques de hidrogênio devem demorar cerca de 3 minutos. O carro contará com três tanques de hidrogênio de 700 bar 0 MPa), 4,4 kg de hidrogênio, sob o assoalho. A autonomia no modo 100% elétrico deve ser de 50 km.
Em relação a potência e ao conjunto mecânico do modelo, o carro terá um motor elétrico de ímã permanente de 100 kW (135 cv) e 26,5 kgfm de torque e carregador de bordo trifásico de 11 kW. Em relação a sua capacidade de carga, o carro terá um volume de 5,3 m3 a 6,1 m3 de carga útil de até 1.100 kg e reboque de até 1.000 kg.