A Peugeot anunciou o lançamento de uma versão especial da van Expert movida a hidrogênio. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a versão deve se juntar às versões convencionais a diesel e elétrica a bateria ainda neste ano de 2021, mas somente em alguns países, como na França e na Alemanha.

Peugeot anuncia versão da Expert movida a hidrogênio

A van com essa nova opção de combustível segue a estreia de outros modelos, como Opel Vivaro-e Hydrogen (Vauxhall Vivaro-e Hydrogen no Reino Unido), sendo que estes últimos chegarão no começo deste mês. As especificações seguem as mesmas, mas com as orientações para a arquitetura do sistema de célula a combustível de hidrogênio de potência média ditadas pela Stellantis em abril.

A produção destes modelos acontecerá em Valenciennes, França, juntamente com outras versões, e depois concluída no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Rüsselsheim, Alemanha. Tudo isso indica que as produções devem acontecer de forma bastante limitada neste momento, como teste da solução de hidrogênio em algumas frotas em mercados selecionados.

Peugeot anuncia versão da Expert movida a hidrogênio

A van movida a hidrogênio terá uma autonomia prevista de mais de 400 km, sendo que o reabastecimento nos tanques de hidrogênio devem demorar cerca de 3 minutos. O carro contará com três tanques de hidrogênio de 700 bar 0 MPa), 4,4 kg de hidrogênio, sob o assoalho. A autonomia no modo 100% elétrico deve ser de 50 km.

Em relação a potência e ao conjunto mecânico do modelo, o carro terá um motor elétrico de ímã permanente de 100 kW (135 cv) e 26,5 kgfm de torque e carregador de bordo trifásico de 11 kW. Em relação a sua capacidade de carga, o carro terá um volume de 5,3 m3 a 6,1 m3 de carga útil de até 1.100 kg e reboque de até 1.000 kg.