A indústria automotiva norte-americana é cheia de peculiaridades. Apesar de muito se falar que o consumidor por lá está aceitando mais os carros menores, os campeões de vendas ainda são os modelos gigantes. Sejam sedãs de grande porte, sejam picapes monstruosas. O mercado dos Estados Unidos é um dos únicos do mundo a ter um segmento de picapes grandes bem povoado. E com a recuperação das vendas por lá, voltou a ganhar espaço. São seis marcas que disputam o segmento – Ford, Chevrolet, RAM, Toyota, GMC e Nissan – e pelo menos 10 modelos, que acumulam ótimos números de venda. A Ford F-Series, aliás, é o veículo mais vendido do país há 35 anos. Grande parte deste sucesso se deve às aplicações destes modelos. Com imensos motores – tanto diesel quanto gasolina –, caçambas enormes e capacidades de rebocar mais de 10 toneladas, eles se enquadram bem no estilo de um país que tem ruas largas, estacionamentos abundantes e, apesar de tudo, combustível barato. E, de quebra, além do enorme espaço interno, atualmente oferecem altas doses de luxo.

A excelente recepção das picapes grandes praticamente elimina da disputa os modelos menores – os chamados mid-size –, que têm bom desempenho no Brasil. Utilitários como Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, por exemplo, não são sequer oferecidos nos Estados Unidos. Outros como Chevrolet S10 – sob o nome de Colorado – e Nissan Frontier até ganham espaço nas concessionárias, mas acumulam vendas muito abaixo das companheiras. Já a Dodge Dakota foi eliminada da produção ainda em 2011, quando a marca RAM se separou da linha Dodge e ganhou vida própria. Em cinco meses de 2013, a F-Series da Ford já teve cerca de 300 mil emplacamentos e lidera o ranking de mais vendidos, seguido pela Chevrolet Silverado e suas 200 mil vendas. O trio de Detroit é completo pela RAM, com 140 mil exemplares entregues.

Chevrolet Silverado

Além de ser o mais vendido, o utlitário da Ford é o mais antigo à venda. A primeira picape da marca no segmento nasceu em 1948 e já está na 12ª geração. Atualmente, a F-Series é dividida entre os modelos de uso “casual”, capitaneada pela F-150, e a linha Super Duty, de utilitários de uso extremo, capacidade de carregar mais de 3 toneladas de carga e de rebocar quase 8.500 kg. Para estes modelos de alta capacidade, a Ford só oferece motores “massivos”. Um V8 6.2 a gasolina com 385 cv e 55,9 kgfm de torque e outro V8 6.7 turbodiesel de 400 cv e absurdos 110,6 kgfm.

Ford F-Series Super Duty

Já a GM ataca em duas frentes. A mesma plataforma serve a dois modelos diferentes. A Silverado, sob a marca Chevrolet, tem como destaque a nova versão High Country, que tenta transformar o utilitário em sedã de luxo pela adição de equipamentos de conforto. Caso dos bancos aquecidos, sistema de som com tela de oito polegadas e rádio de alta qualidade. No caso desta versão específica, o foco é menos na capacidade mecânica. O motor, por sinal, é um novo V8 5.3 com 355 cv e sistema de desativação de cilindros. Na marca GMC aparece o modelo Sierra, variante mais luxuosa da Silverado. A parte mecânica é praticamente a mesma, porém, o design é mais refinado, assim como os equipamentos. A faceta luxuosa foi explicitada na recente versão Denali da Sierra, com ainda mais sofisticação.

GMC Sierra Denali

Das picapes grandes à venda nos Estados Unidos, a única que desembarca oficialmente no Brasil é a RAM. Por aqui, só chega a versão 2500 Laramie com motor de 310 cv. Lá fora, também existe a 3500, equipada com motor Cummins turbodiesel de 385 cv e 117,5 kgfm de torque. A RAM 3500, por sinal, tem alta capacidade de reboque e de carga. Pode levar mais de 3 toneladas na caçamba e rebocar até 13,6 toneladas.

RAM 3500

Já as japonesas Toyota e Nissan, apesar de terem bom desempenho entre os carros de passeio, não se dão tão bem entre as picapes. Inclusive porque seus representantes são bem mais modestos nas configurações mecânicas e nas capacidades de carga. Tanto a Nissan Titan quanto a Toyota Tundra também têm boas aplicações de trabalho. São, porém, “racionais” demais para um mercado que traz uma carga simbólica tão grande para os norte-americanos quanto os cowboys. As “nativas” Chevrolet, Ford e RAM entendem isso muito bem.

Nissan Titan

Toyota Tundra


Autor: Rodrigo Machado (Auto Press)
Fotos: Divulgação