Por Victor Palandi

Categoria: Mercado
Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de automóveis passa por um período de grande instabilidade financeira, haja vista que a crise econômica balançou o setor e fez com que as montadoras passassem por altos índices de prejuízo e endividamento. Sendo assim, as reações são instáveis, mas a maioria delas tem buscado reagir de modo otimista aos problemas, procurando meios de se reposicionar no mercado e reverter o período crítico que enfrentam.

Sob essa perspectiva, a Fiat- que teve prejuízo de mais de 319 milhões de euros no primeiro semestre desse ano- apresentou recentemente seus planos e metas para os próximos 5 anos, todas muito otimistas. As novas estratégias adotadas pela montadora marcam uma nova etapa para os negócios da empresa que após a fusão com a Chrysler passa a ser denominada como FCA- Fiat Chrysler Automobiles. Além disso, já haviam sido anteriormente incorporados a Fiat: Jeep, Maserati e Alfa Romeo.

Metas da Fiat para os próximos 5 anos

Sob todas as expectativas do mercado após a compra da Chrysler e o prejuízo sequencial, a Fiat traçou cinco metas para os próximos 5 anos, são eles:

Chegar aos 7 milhões: um dos grandes desafios lançados a si mesma pela empresa é o de alavancar nas vendas de veículos em todo o mundo até 2018, chegando aos 7 milhões de veículos, número 60% maior que que as vendas totalizadas em 2013;

Investir em pesquisa e modernização: ao alcançar os 7 milhões em vendas, a empresa objetiva investir cerca de 48 bilhões de euros em pesquisa para desenvolvimento de produtos mais modernos, atrativos e seguros;

Ampliar significativamente o faturamento: o faturamento da empresa no ano de 2013 foi estimado em 87 bilhões de euros. Até 2018, a pretensão é aumentar em mais de 50% o valor e conseguir alcançar a margem de faturamento de 132 bilhões de euros anual;

Acréscimo nos lucros: Com o aumento das vendas e, consequentemente, a ampliação da receita, a Fiat espera elevar os níveis de seus lucros. Em 2013, os lucros giraram em torno de 1,9 bilhão de euros, o que pretende ser altamente ampliado para chegar entre 4,7 e 5,5 bilhões de euros num ano de vendas;

Investir e reformular o portfólio de luxo: Com participação na Ferrari, a Fiat tem demonstrado amplo interesse em focar seus produtos para as marcas de luxo do mercado. Sobre suas aquisições, espera-se que a Jeep chegue a 1,9 milhões de automóveis vendidos, enquanto a Alfa Romeo lance 8 novos modelos, até 2018.

Fique atualizado com a gente no Google Notícias.

Ver Comentários


Anúncios de Carros

Ford Fusion 2.0 16V GTDi Titanium (Aut)
R$ 71.900,00
Bento Gonçalves (RS)
Hyundai HB20S 1.0 T-GDI Comfort (Aut)
R$ 89.900,00
Vargem Grande Paulista (SP)
Hyundai Tucson GLS 2.0 16V (Flex) (aut)
R$ 55.000,00
Sertãozinho (SP)
Chevrolet Onix 1.4 LT SPE/4
R$ 45.000,00
Barueri (SP)
Ford F-250 XLT 4x2 3.9 (Cab Simples)
R$ 130.000,00
São Paulo (SP)

Ver mais Anúncios


Pela Web