O mercado de automóveis passa por um período de grande instabilidade financeira, haja vista que a crise econômica balançou o setor e fez com que as montadoras passassem por altos índices de prejuízo e endividamento. Sendo assim, as reações são instáveis, mas a maioria delas tem buscado reagir de modo otimista aos problemas, procurando meios de se reposicionar no mercado e reverter o período crítico que enfrentam.

metas Fiat 5 anos

Sob essa perspectiva, a Fiat- que teve prejuízo de mais de 319 milhões de euros no primeiro semestre desse ano- apresentou recentemente seus planos e metas para os próximos 5 anos, todas muito otimistas. As novas estratégias adotadas pela montadora marcam uma nova etapa para os negócios da empresa que após a fusão com a Chrysler passa a ser denominada como FCA- Fiat Chrysler Automobiles. Além disso, já haviam sido anteriormente incorporados a Fiat: Jeep, Maserati e Alfa Romeo.

Metas da Fiat para os próximos 5 anos

Planos Fiat 2019

Sob todas as expectativas do mercado após a compra da Chrysler e o prejuízo sequencial, a Fiat traçou cinco metas para os próximos 5 anos, são eles:

Chegar aos 7 milhões: um dos grandes desafios lançados a si mesma pela empresa é o de alavancar nas vendas de veículos em todo o mundo até 2018, chegando aos 7 milhões de veículos, número 60% maior que que as vendas totalizadas em 2013;

Investir em pesquisa e modernização: ao alcançar os 7 milhões em vendas, a empresa objetiva investir cerca de 48 bilhões de euros em pesquisa para desenvolvimento de produtos mais modernos, atrativos e seguros;

Ampliar significativamente o faturamento: o faturamento da empresa no ano de 2013 foi estimado em 87 bilhões de euros. Até 2018, a pretensão é aumentar em mais de 50% o valor e conseguir alcançar a margem de faturamento de 132 bilhões de euros anual;

Acréscimo nos lucros: Com o aumento das vendas e, consequentemente, a ampliação da receita, a Fiat espera elevar os níveis de seus lucros. Em 2013, os lucros giraram em torno de 1,9 bilhão de euros, o que pretende ser altamente ampliado para chegar entre 4,7 e 5,5 bilhões de euros num ano de vendas;

Investir e reformular o portfólio de luxo: Com participação na Ferrari, a Fiat tem demonstrado amplo interesse em focar seus produtos para as marcas de luxo do mercado. Sobre suas aquisições, espera-se que a Jeep chegue a 1,9 milhões de automóveis vendidos, enquanto a Alfa Romeo lance 8 novos modelos, até 2018.