Comprar um carro novo está cada vez mais caro. De acordo com os dados que foram levantados e publicados pela consultoria Jato Dynamics, os preços dos modelos zero km subiram 35,95% nos últimos três anos.

Preço dos carros novos sobem 35,95% em três anos

Os números divulgados pela consultoria revelam que a categoria responsável por puxar a alta dos preços dos veículos novos foram os sedans médios, incluindo modelos como Toyota Corolla e Chevrolet Cruze. A média do aumento dos preços para esses veículos nos últimos três anos foi de 101,78 mil reais.

A categoria de hatchs compactos, uma das mais populares no Brasil e que conta com modelos como o Volkswagen Fox e o Hundai HB20, apresentou uma média de aumento de 19,15%, o que daria cerca de R$ 98,3 mil em números reais entre os anos de 2015 e 2018.

Já na categoria de SUVs, uma das que mais cresceram nos últimos anos e que conta com modelos como Ford Ecosport e Jeep Renegade, o aumento registrado nos últimos três anos foi de R$ 98,3 mil.

Preço dos carros novos sobem 35,95% em três anos

Ponderando os aumentos com a inflação acumulada durante o período, que ficou em 21,10%, o preço de sedãs compactos ficou bem abaixo da alta de preços do período Já a alta do preço dos hatchs compactos e dos SUVs ficaram um pouco abaixo desse aumento de preço. O único segmento que realmente descolou do movimento inflacionário e ficou bem acima dele foi o dos sedãs médios.

Uma outra mudança no comportamento de compra dos carros novos identificada pela consultoria foi a redução do espaço para barganha de parte do consumidor. Isso aconteceu especialmente depois que as montadoras passaram a regular seus estoques mais de perto. Isso aconteceu depois que as empresas sentiram na pele os prejuízos registrados por conta do fim do boom do setor automotivo no país e início da crise econômica atual.

A pesquisa não foi feita com todos os carros que estão sendo vendidos no mercado brasileiro, e sim apenas com uma parte mais representativa dos modelos mais vendidos de cada um dos segmentos.