Os donos de veículos que se utilizam do etanol como combustíveis estão tendo boas e más notícias nas últimas semanas. A boa notícia é a de que os preços reduziram nos últimos dias nas usinas de São Paulo, considerado como o principal produtor nacional. Mas a má notícia é que as quedas nos preços não estão refletindo nos postos de combustíveis.
A constatação é de uma pesquisa realizada pela consultoria Datagro e pela agência reguladora ANP. De acordo com as informações que foram divulgadas junto com os dados, o período coincide com o início oficial da nova safra no centro-sul do Brasil, com crescente produção de etanol na região.
"A cadeia de comercialização não está transmitindo (ao consumidor) essa queda (no produtor)", resumiu o presidente da Datagro, Plinio Nastari. "O que deveria estar acontecendo é a queda de preço ao produtor ser transmitida ao consumidor, e a relação de preço entre hidratado e gasolina ter diminuído. Isso geraria um consumo ainda maior para o hidratado", avaliou.
Seguindo os dados, que foram acessados pela agência de notícia Reuters, o litro hidratado do etanol diminui para R$ 1,522 na última segunda-feira nas usinas paulistas, queda de 21% nos últimos 20 dias. Este é o tipo de etanol que acaba sendo diretamente utilizado nos tanques de veículos flex.
Porém, seguindo as pesquisas que foram realizadas diretamente nos postos de combustíveis que vendem etanol em São Paulo, o preço médio ficou em R$ 2,848, um recuo de apenas 0,9% no mesmo período. As informações são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).